Pular para o conteúdo
BRASIL

A quatro anos do assassinato, atos lembrarão Marielle e Anderson

Eventos nesta segunda, 14, e terça, 15, prestam homenagem e pedem justiça para Marielle Franco e Anderson Gomes

da Redação
Marielle Franco
Reprodução

Nesta segunda, 14 de março, completam-se exatos quatro anos da bárbara execução da vereadora Marielle Franco e de seu então motorista, Anderson Gomes, no Rio de Janeiro. Mais uma vez, os gritos de justiça tomarão as ruas em todo o país, denunciando a violência política que tirou a vida de uma mulher negra, cria de uma favela, bissexual e uma das principais lideranças da esquerda carioca. Os atos ocorrerão no Rio de Janeiro, com um Amanhecer por Marielle, às 08h nas escadarias da Câmara Municipal, e o Festival Justiça Por Marielle e Anderson, a partir das 16h, no Circo Voador. Ainda no dia 14, outras cidades também sediarão homenagens, como Aracaju e Belém, onde ocorrerá uma homenagem na posse da Bancada Mulheres Amazônidas. Na terça, 15, ocorrerão um ato simbólico e uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Ao mesmo tempo, também vem sendo cobrado Justiça. No Rio, foi solicitada uma reunião com o Governador e o Ministério Público do Rio de Janeiro para acompanhamento do processo. O pedido foi enviado pelo Comitê Justiça por Marielle e Anderson, que é composto pelo Instituto Marielle Franco, pelas famílias de Marielle e Anderson, por Monica Benício, vereadora e companheira de Marielle, por Agatha Reis, companheira de Anderson Gomes, e pelas organizações Justiça Global e Anistia Internacional, que também vêm fazendo ações de incidência sobre o caso nos últimos anos. 

Veja as principais atividades

Segunda, 14

Amanhecer por Marielle

No Rio de Janeiro, o PSOL Carioca está convocando um ato simbólico nas escadarias da Câmara Municipal, na Cinelândia, a partir das 08h. O ato, com muitas flores, pretende exigir que esse crime contra a democracia não seja esquecido jamais e marcar o espaço de poder onde Marielle ocupou, eleita em 2016 com 46.052 votos, a 5ª mais votada da cidade.

Amanhecer Justiça por Marielle

Festival Marielle Franco e Anderson Gomes

O festival ocorrerá no Circo Voador, na Lapa, com uma programação das 16h às 23h, organizado pelo Instituto Marielle Franco. Haverá diversas atividades numa agenda construída em colaboração com lideranças, coletivos, organizações e movimentos populares. O Festival é a principal atividade de uma série de ações no mês de março que incluem também uma missa às 10h30, na Igreja da Candelária.

Festival Justiça por Marielle e AndersonReprodução

Posse em Belém

Na Câmara Municipal de Belém, uma mandata coletiva do PSOL tomará posse justamente nesta segunda, depois de vencer uma luta judicial contra uma fraude na cota de gênero. A Bancada Mulheres Amazônidas irá tomar posse a partir das 11h, com transmissão ao vivo pelo EOL. A co-vereadora Gizelle Freitas, que está legalmente na Câmara, lembra Marielle: “Iremos entrar nesse mandato com a força de todas que vieram antes da gente e que muito de aprendizado e conquista deixaram. Vamos tomar posse como sementes de Marielle, que exatamente neste dia completará 4 anos de assasinada. O legado não morre. As ideias têm força.

Aracaju (SE)

O Psol Aracaju convida todas, todos e todes, para um ato simbólico em memória e por justiça por Marielle Franco, a partir das 17h30, no pátio do estacionamento do Teatro Tobias Barreto, em frente ao terminal DIA. Em seguida, às 19h, haverá o ato virtual organizado pelo instagram do fórum de mulheres de Sergipe.

14M Marielle Presente AracajuReprodução

Terça, 15

Brasília (DF)

Na terça-feira (15), a partir das 9h, um ato simbólico e uma sessão Solene serão realizados na Câmara dos Deputados para homenagear  Marielle e Anderson. As homenagens são organizadas pela Liderança do PSOL na Câmara e acontecerão no Plenário Ulysses Guimarães e no Salão Verde da Câmara.

Quem mandou matar Marielle e Anderson?PSOL na Câmara