Pular para o conteúdo
BRASIL

Bancada Mulheres Amazônidas/PSOL toma posse na segunda-feira, 14, na Câmara Municipal de Belém

Posse ocorrerá no dia em que se completam quatro anos do assassinato de Marielle Franco. EOL transmite posse ao vivo.

Melissa Rodrigues / Divulgação Bancada

Nesta quinta-feira, 10 de março, foi marcada pela Câmara Municipal de Belém a cerimônia de posse da Bancada Mulheres Amazônidas, que acontecerá na próxima segunda-feira, 14/03, às 11h. Acompanhe a transmissão ao vivo no EOL.

A confirmação da posse vem exatamente um mês após a decisão do TRE-PA de cassar o mandato do partido Avante por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de Belém em 2020.

Na sentença, foi constatado que o partido não respeitou a cota de 30% de candidaturas femininas, prevista em lei, em sua chapa eleitoral. Essa decisão fez com que a 1ª suplência, ocupada pela Bancada Mulheres Amazônidas, tivesse direito de assumir a cadeira do vereador cassado.

A bancada teve 3.661 votos nas eleições municipais de 2020, sendo a 5ª candidatura mais votada do PSOL em Belém e a chapa coletiva mais votada no estado do Pará. Agora, ao tomar posse, será o primeiro mandato coletivo da história da Câmara Municipal de Belém e da Região Norte do país.

A Bancada Mulheres Amazônidas é composta por Gizelle Freitas, Fafá Guilherme, Kamilla Sastre e Jane Patrícia. Nessa proposta de mandato coletivo, todas as integrantes serão co-vereadoras, sendo a Gizelle Freitas a representante legal nas sessões.

A posse terá um forte simbolismo, afirma Gizelle: “Estamos radiantes! Além de uma bancada de mulheres assumir mandato lutando contra a fraude na cota de gênero, nossa posse será no dia em que completam quatro anos do assassinato de Marielle Franco, mulher negra, vereadora, que inspira a luta das mulheres de norte a sul do país. Somos sementes de Marielle”, conclui. A então vereadora do município do Rio de Janeiro foi assassinada em março de 2018, juntamente com seu motorista, Anderson Gomes, em uma ação feita por milicianos, do qual ainda não se tem a comprovação do mandante. Nesta data, em todo o país, ocorrerão homenagens à Marielle.

Com a posse da Bancada Mulheres Amazônidas, a Câmara Municipal passará a ter sete cadeiras ocupadas por mulheres, em um total de 35 mandatos, o que corresponde a 20% do total, um número ainda muito inferior ao percentual de mulheres entre a população e ainda abaixo até mesmo do percentual da cota de gênero para as candidaturas. Também a partir da posse, o PSOL passa a ocupar quatro cadeiras na Câmara Municipal de Belém, sendo três femininas. E ocupará, ao lado do MDB, a posição de maior bancada da Casa, em apoio ao correligionário Edmilson Rodrigues,  prefeito da cidade.

Posse terá transmissão ao vivo, nas páginas do facebook do EOL e da Bancada Mulheres Amazônidas.

 

 

LEIA MAIS

PSOL vai à Justiça contra o Solidariedade por uso de candidatura laranja em São José dos Campos (SP)