Pular para o conteúdo

Vitória da Ocupação William Rosa, mas luta continua

Da Redação, de BH

O dia tenso com a ameaça de despejo por parte da Polícia Militar foi substituído por choros de alegria, comemoração e fogos na Ocupação William Rosa, em Contagem (MG). É que após muita luta lideranças do movimento conseguiram um acordo envolvendo o Governo do Estado e a Prefeitura que, se cumprido, garante o direito à moradia para as 432 famílias que moram no local e na Ocupação Marião.

A “Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais” assinou um Termo de Acordo, assinado pelos moradores, o governo do Estado e a Prefeitura, garantindo que a última cederá imediatamente um terreno com capacidade para construir 432 unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”, e que o Estado garantirá abastecimento de água, saneamento e fornecimento de energia elétrica no local, além de apoio logístico para transferência e assentamento provisório das famílias.

A obtenção do acordo afasta a necessidade da reintegração de posse marcada para a madrugada de amanhã (22).

Ainda assim, as lideranças da Ocupação William Rosa e Marião mantiveram o alerta de mobilização interna e dos movimentos sociais e todos sabemos que, para garantir que o acordo saia do papel e até que estejam prontas as casas para os sem-teto morarem, a vitória não está garantida.

Nesse clima, terminou a assembleia dos moradores, aos gritos de “Com luta, com garra, a casa sai na marra!”

Faça o download do Acordo assinado entre as partes: Download do documento.