Pular para o conteúdo
BRASIL

Felipe Demier lança novo livro nesta quarta, 17

Historiador e colunista do EOL lança o livro “Crônicas do caminho do caos: democracia blindada, golpe e fascismo no Brasil atual”, pela Mauad X editora

da redação

Detalhe da capa do livro

Nesta quarta, 17, às 19h, haverá o lançamento do novo livro do historiador Felipe Demier, no Rio de Janeiro. O lançamento contará com um debate com o autor e com os também historiadores Tarcísio Motta, vereador pelo PSOL no Rio de Janeiro, e Virgínia Fontes, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), que será mediado pela socióloga Isabel Mansur. O evento será na Audio Rebel (Rua Visconde da Silva, 55, em Botafogo), seguido de confraternização. Será a primeira edição do ciclo Debates Rebeldes.

Demier é doutor em História pela UFF e professor da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autor de, entre outros livros, de “O Longo Bonapartismo Brasileiro: um ensaio de interpretação histórica (1930-1964)” (Mauad, 2013) e “Depois do Golpe: a dialética da democracia blindada no Brasil” (Mauad, 2017).

Luis Felipe Miguel, professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), no texto de apresentação do livro, destaca o momento político atual do Brasil, após o golpe de 2016 e com a posse de um governo de extrema direita, e o papel do pensamento de Demier. ˜A contribuição de Felipe Demier é preciosa. Sua investigação sobre o que chama de “democracia blindada” contribui para o entendimento da nova e paradoxal forma de regime político que vem emergindo nos últimos tempos, nos quais os rituais democráticos se mostram tão abertamente desprovidos de qualquer efetividade que ameaçam perder até sua função legitimadora. O desvendamento desse fenômeno, no qual os limites do regime concorrencial liberal são elevados ao paroxismo, é passo fundamental para a reconstrução da estratégia e do programa político da esquerda”, afirma.

 

Como o nome aponta, o livro reúne crônicas, acompanhadas de um apêndice teórico, com quatro ensaios. Na orelha do livro, Marcelo Badaró Mattos, do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e companheiro de Demier no PSOL, destaca a forma e o conteúdo destas crônicas: “O núcleo central desta obra, no entanto, é a crítica mordaz aos processos políticos do nosso presente, apresentada numa forma ensaística e sujeita ao calor dos acontecimentos, o que levou o autor a preferir denominar seus escritos como crônicas. Estou certo que o leitor apreciará o estilo do cronista. E ainda mais o conteúdo dessas crônicas, pois elas nos auxiliam a desvelar o que se esconde por trás das máscaras ideológicas que recobrem o sentido geral de um tempo de retrocessos. Isso não é pouco, pois o exame crítico da correlação de forças, na dura arena da luta de classes na qual nos encontramos, é um ponto de partida necessário para os desafios que temos pela frente. Como ensinou Maquiavel, “dificilmente se vence aquele que sabe conhecer as suas forças e as do inimigo”.””

O livro está a venda também pela internet, no site da editora Mauad X.