Pular para o conteúdo
MUNDO

Sobre a situação da Ucrânia após dois anos de guerra

Em entrevista, Oksana Dutchak afirma que “As tensões estão aumentando na sociedade ucraniana devido às políticas neoliberais impostas pelo governo”. Oksana Dutchak é socióloga e pesquisadora do Center for Social and Labour Research em Kiev e editora da revista Commons, um coletivo intelectual de esquerda na Ucrânia. Entrevista realizada por Patrick Le Tréhondat em 3 de fevereiro de 2024.

Entrevista com Oksana Dutchak, com tradução de Paulo Duque, do Esquerda Online
EFE/EPA/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE HANDOUT

Patrick Le Tréhondat: Depois de dois anos de guerra, como você enxerga a situação na Ucrânia?

Oksana Dutchak: Depois de dois anos de guerra, a situação é a mesma e também diferente. A guerra continua, mas existem mudanças devido ao contexto – tanto interno quanto externo. Todas essas mudanças eram previsíveis desde o início, em um cenário muito provável de guerra prolongada (o que não quer dizer que muitos, me incluindo, não estão esperando por cenários mais positivos, mas menos prováveis).

Nós testemunhamos as várias tensões que estão aumentando na sociedade ucraniana – muitas delas causadas pelas políticas neoliberais previsíveis, impostas pelo governo sob o pretexto do período de guerra. Usando a justificativa das dificuldades econômicas e da ideologia do capitalismo de “mercado livre”, ao invés de apoiar os direitos sociais universais, prejudicados pela crise econômica, o governo está defendendo os interesses das empresas em detrimento dos direitos dos trabalhadores, o apoio social dos grupos desfavorecidos existentes e dos novos e emergentes. Essas medidas estão completamente em desacordo com a lógica com a lógica de todas as políticas centralizadas e (até certo ponto) de orientação relativamente social implementadas em outro lugar durante a guerra.

Como resultado dessas políticas, que são a continuação ideológica dos anos anteriores, a mobilização geral dos esforços da população e da relativa unidade da sociedade ucraniana estão constantemente se desgastando. Depois dos primeiros meses de mobilização para defender suas comunidades, muitas pessoas estão agora hesitando (e algumas se opõem) em arriscar suas vidas. Existem muitas razões para isso, por exemplo, a relativa localização da ameaça russa, a expectativa irreal de uma “vitória” rápida (promovida por parte da política estabelecida e por alguns influenciadores dominantes), o consequente desapontamento, além de muitas contradições de interesses e situações e escolhas individuais no caos estruturado de uma guerra prolongada. No entanto, o sentimento de injustiça desempenha um papel importante. Por um lado, existe um sentimento de injustiça em relação aos processos de mobilização, em que questões de riqueza e/ou corrupção levam à mobilização da maioria (mas não exclusivamente) das classes populares, que vão contra a imagem ideal da “guerra popular” em que toda a sociedade participa. E, além disso, existem poucos casos de injustiça dentro do exército. Por outro lado, a ausência de uma realidade e de perspectivas de futuro relativamente atraentes e socialmente justas desempenham um importante papel nas escolhas individuais de todos os tipos.

É claro que isso não significa que a sociedade como um todo tenha decidido se abster de combater a agressão russa, muito pelo contrário: a maioria compreende as perspectivas sombrias que seriam impostas por uma ocupação ou por um conflito à frio, que poderia se intensificar com os novos esforços [da Rússia]. Enquanto a maioria se oponha e possa até não gostar de muitas das ações do governo (uma tradicional atitude na realidade política da Ucrânia durante décadas), a oposição à invasão russa e a desconfiança em qualquer possível acordo de “paz” com o governo russo (que violou e continua a violar tudo, desde acordos bilaterais ao direito internacional e ao direito humanitário internacional) são fortes e existem poucas chances disso mudar no futuro. Porém, uma visão socialmente justa de políticas de tempos de guerra e de reconstrução pós-guerra é um pré-requisito para canalizar as lutas individuais para sobrevivência em um esforço consciente de luta comunitária e social – contra a invasão, pela justiça socioeconômica.

O contexto externo também tem mudado regularmente. Existem novas escaladas em várias partes do globo, que são, como a invasão russa, outros sintomas da periferia “em chamas”, causadas pelo declínio da hegemonia e resultante de uma nova corrida pela luta por “esferas de influência”, assim como em conflitos regionais e internacionais pela hegemonia regional e global. Essas escaladas, juntamente com algumas das principais falhas na diplomacia ucraniana (por exemplo, a retórica sobre a “civilização”, que na verdade aliena as pessoas fora do mundo ocidental) e as tendências de populistas da extrema-direita em muitos países, tendo um impacto negativo no apoio internacional pela sociedade ucraniana.

A partir dessa dinâmica, é extremamente importante desenvolver o apoio interno e externo aos movimentos dos trabalhadores e outras forças progressistas na Ucrânia. É também importante para o movimento progressista ucraniano estabelecer conexões e solidariedade mútua com as lutas de libertação, movimentos de trabalhadores e outras lutas progressistas em outras partes do mundo. Não acredito que seja possível reverter o curso do renascimento imperialista e neocolonial ou do populismo de direita em um futuro próximo. Mas precisamos desenvolver uma infraestrutura de esquerda para as lutas que virão. Nós chegamos a essa fase sombria despreparados e temos que fazer o nosso melhor para evitar que tal cenário aconteça novamente no futuro.

Patrick Le Tréhondat: Qual é a situação do Commons e quais são seus planos?

Oksana Dutchak: Continuamos nosso trabalho apesar de todas essas circunstâncias, incluindo a mais dolorosa: a perda de um eminente economista, nosso editor-chefe e amigo Oleksandr Kravchuk, a perda de um eminente gonzo-antropólogo, nosso autor e amigo Evheny Osievsky, e alguns outros amigos, colegas, camaradas e alguns que foram mortos em combate. Além disso, alguns de nossos editores e autores têm se voluntariado nas forças armadas, outros estão muito ocupados arrecadando fundos e suprimentos para necessidades humanitárias, além de apoiar voluntários de esquerda e antiautoritários. Ainda, outros estão espalhados pelo país e ao redor das fronteiras como pessoas deslocadas internamente ou refugiadas, gerenciando sua sobrevivência individual e, por vezes, sendo ou se tornando mães solteiras devido ao deslocamento e à guerra.

No primeiro ano da invasão em larga escala, consideramos três importantes tarefas para nós mesmos enquanto um meio de comunicação de esquerda: engajar os debates da esquerda sobre a invasão imperialista russa, descrever as realidades da guerra e seu impacto na população ucraniana e nos refugiados ucranianos no exterior, intervir com uma perspectiva crítica sobre as políticas e reformas em andamento e planejadas pelo governo ucraniano. Com o tempo, até o final de 2022, sentimos que a maioria das pessoas tinha feito a sua escolha e poucos podiam ser persuadidos a mudar sua posição – apesar de estar gratos àqueles que continuam a intervir no debate da esquerda em solidariedade com a população ucraniana. De nossa parte, resumimos nossas posições em uma edição, disponibilizada on-line e impressa (o valor da venda é revertido para Coletivos Solidários): uma coleção de textos do nosso site, que consideramos serem os mais importantes.

Temos repensado o fluxo destes debates e encontramos a direção em que decidimos focar nossos esforços. Sentimos que muitas poucas relações diretas foram construídas entre a experiência ucraniana e as experiências de outros países periféricos que enfrentam guerras, dependência da dívida, austeridade e lutas contra eles. Isso é como o projeto “Diálogos com os Periféricos” nasceu e alguns de seus editores o enxergam como o principal objetivo no futuro próximo. É claro que outros tópicos permanecem e nós continuamos a escrever sobre os problemas e lutas na Ucrânia sobre a história, a cultura, a ecologia e diferentes questões importantes. Continuamos a falar sobre a auto-organização das pessoas na Ucrânia – até mesmo de iniciativas de forma voluntária ou na forma de sindicatos. Em 2023, conseguimos fazer isso em uma série de vídeos de reportagens chamada “Veja isso!”E até fizemos um pequeno documentário sobre o movimento dos enfermeiros na Ucrânia.

Eu devo enfatizar que tudo isso seria impossível sem nossa equipe editorial e autores, assim como sem o suporte de muitas organizações, iniciativas e indivíduos de esquerda.

Patrick Le Tréhondat: Quais são suas esperanças para 2024?

Oksana Dutchak: Existem diferentes níveis de esperança. Eu tenho minhas esperanças pessoais. Eu também tenho um sonho que compartilho com a maioria dos ucranianos de que a guerra termine de um modo que leve a um futuro democrática e socialmente justo na Ucrânia ou, pelo menos, de alguma forma que não impeça lutas sérias por tal futuro. Minhas esperanças pessoais e sonhos gerais estão claramente relacionados. No verão de 2023, me mudei da Alemanha para Kiev, que considero minha cidade há alguns anos e não quero mais ir a lugar nenhum. Não sou ingênua e compreendo que nosso sonho de um fim favorável para a guerra em 2024 é provavelmente apenas um sonho. Mas é preciso um sonho para depositar as esperanças.

Assim como [a revista] Commons, nós esperamos continuar nosso trabalho, escrever e contar o que é importante para nós e sermos úteis para as lutas progressistas na Ucrânia. Nós esperamos continuar os Diálogos da Periferia para informar os leitores ucranianos sobre os contextos, problemas e lutas em outros países; construir conexões e compreensões sobre a vida das pessoas em outras realidades periféricas, na esperança de contribuir para a solidariedade mútua nas lutas progressistas.

Fonte: https://internationalviewpoint.org/spip.php?article8413