Estamos em outubro de 2022, participando de uma eleição para Presidência da República que tem se desenhado de forma evidente como uma disputa para além dos parlamentos e dos palácios governamentais. Uma eleição que pode intensificar cada vez mais o desmonte e o cenário de precarização que assola os Institutos Federais nos últimos quatro anos. Neste ínterim, atravessamos esses momentos praticamente em silêncio, buscando compreender e refletir com muita paciência acerca do cenário político que se tornou totalmente desfavorável para quem tematizava a componente curricular Educação Física.
Observamos com rigorosidade e na medida do possível tentávamos fazer resistência e demonstrar combatividade aos vários ataques que sofremos nos últimos quatro anos, desde, a Reforma do Novo Ensino Médio e a limitadíssima Base Nacional Comum Curricular do referido ciclo de escolarização, no qual defendemos sua total revogação, até iniciativas mais cruéis, tais como, a estratégia de colocar Interventores nas Reitorias de determinados Institutos Federais, a tentativa sorrateira de dividir os Institutos Federais de determinados Estados, só com o objetivo de desmobilização dos(das) servidores(as), sem nenhuma contrapartida efetiva para o aumento do Ensino, da Pesquisa, da Inovação e da Extensão. Na prática era uma forma de cooptar os(as) profissionais da educação dessa instituição de ensino, e criar mais cargos políticos por indicação do governo de Jair Bolsonaro.
No entanto, nada se compara a nefasta atitude do governo de Jair Bolsonaro em cortar e bloquear as verbas que iriam para os Institutos Federais, quando se fala em cortar verbas, deve ser apreendido como: cortar dinheiro para as refeições; retirar a possibilidade de realizar visitas técnicas e aulas de campo; reduzir os insumos de laboratórios e disciplinas técnicas; eliminar os eventos acadêmicos, culturais e esportivos; extinguir bolsas de estudo, monitorias e projetos de pesquisa; prejudicar a manutenção da infraestrutura dos campi, entre tantos outros impactos negativos.
Por isso, estamos lhe convidando a perceber os dois projetos que estão para ser escolhido no dia 30 de outubro de 2022. O primeiro projeto visa tornar os Institutos Federais uma política educacional em extinção e cada vez mais desinteressante para o povo brasileiro. E o outro projeto no qual apoiamos e foi o grande idealizador dos Institutos Federais, que é a candidatura de Lula para Presidente do Brasil.
Sendo assim, precisamos pontuar o que é os Institutos Federais como política educacional, criada pelo governo de Lula em 2008. Os Institutos Federais é uma ideia única no mundo que promove uma verticalização autêntica da Educação Básica, atravessando o Ensino Superior até o último nível da Pós-graduação. O grande contributo dessa política educacional, foi assumir um compromisso com a democratização e a universalização do conhecimento em um mesmo local. Ou seja, uma jovem brasileira pode acessar o Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de seu município e continuar no mesmo local até o Doutorado. Os Institutos Federais é uma política revolucionária, pois percebeu a importância da interiorização da formação profissional e cidadã de alta qualidade no Brasil. Dessa forma, vários municípios em todo o território brasileiro, receberam os Institutos Federais como a única oportunidade de acessar uma formação de qualidade em sua região.
Os Institutos Federais promovem Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão desde o Ensino Médio Integrado até os cursos de Doutorado. Nesse contexto, um(a) jovem brasileiro pode estar assistindo uma aula no Ensino Médio Integrado em uma sala, e na sala ao lado, estar acontecendo uma aula de Doutorado. As professoras e os professores dos Institutos Federais, possuem em sua carreira docente, a possibilidade de tematizar aulas nas várias etapas do Sistema Nacional de Educação, forjando uma educadora e um educador com um brilhantismo único em todo o mundo.
Consideramos salutar citar as professoras e os professores dos Institutos Federais como ponto central na existência e na manutenção desta política educacional, pois são profissionais que tiveram seus salários congelados, as oportunidades de pesquisa reduzidas ou retiradas, e pouco incentivo a formação continuada. No entanto, são em sua maioria educadoras e educadores com os títulos de doutoras e doutores nas suas áreas, em vários casos, com notoriedade nacional e internacional em suas áreas de atuação. Todavia, nos últimos anos se sentem incapazes e sem expectativas com os Institutos Federais, dado o cenário incerto e de desinvestimento na educação.
No caso das professoras e dos professores de Educação Física, somos um grupo que vem sentindo em nossos processos de trabalho os impactos e desdobramentos dos cortes orçamentários nos Institutos Federais, desde a falta de material e recurso didático para as aulas de Educação Física que vem sendo afetada, como também, a carga horária docente no Ensino Médio Integrado que foi sendo atacada pela Base Nacional Comum Curricular. Como a falta de oportunidade de pesquisa, inovação e extensão para
A área de Educação Física, pois o cenário de cortes de investimento, limitam ampliar iniciativas de fomento acadêmico para os(as) docentes do componente curricular. Portanto, como brasileira e brasileiro não escondemos o sentimento de pessimismo que a continuidade do governo de Jair Bolsonaro pode assolar aos Institutos Federais. Por outro lado, com muita esperança e com amorosidade, defendemos e apoiamos irrestritamente a candidatura de Lula, que pode garantir o retorno dos Institutos Federais em expansão, com robustez e que efetivamente transforma a realidade do povo brasileiro, principalmente, aquela jovem e aquele jovem, mais desfavorecido e da comunidade mais desfavorecida, pois para esse cenário, os Institutos Federais pode garantir um sentimento que para muitas e muitos não foram permitidos, que no caso, é se sentir uma brasileira e um brasileiro em uma democracia que expressa justeza social. Isto posto, nós professoras e professores de Educação Física dos Institutos Federais, conclamamos a sociedade brasileira a derrotar de vez o governo de Jair Bolsonaro e esse projeto opressor e excludente, e apoiar a candidatura de Lula, em defesa de um modelo de sociedade que valorize a democracia e a justiça social, preservando os Institutos Federais em sua totalidade.
Assinam esse manifesto:
- Raphaell Moreira Martins professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
- Daniel Teixeira Maldonado, professor do Instituto Federal de São Paulo. Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.
- Fabiana Celente Montiel, professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas.
- Larissa Beraldo Kawashima, professora do IFMT, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.
- Khellen Cristina Pires Correia Soares, professora do IFTO, Pós Doutora em Educação.
- Marie Luce Tavares, professora do IFMG, Doutora em Estudos do Lazer. 7. Lilian Catiúscia Eifler Firme da Silva, professora do Instituto Federal de Rondônia, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia.
- Marcus Vinicius Palmeira, professor do Instituto Federal de Brasília, Doutor em Educação e Saúde na Infância e Adolescência.
- Ana Luísa Batista Santos, professora do Instituto Federal do Maranhão, Mestre. 10. Marília de Almeida Silva, professora do Instituto Federal do Amazonas, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso.
- Ivan Carlos Schwan, professor do Instituto Federal Farroupilha, Doutor em Educação. 12. Alcides Prazeres Filho, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Doutor em Epidemiologia da Atividade Física pela Universidade Federal da Paraíba.
- Cristina dos Santos, professora do Instituto Federal de Sapucaia do Sul, Especialista em Fisiologia do Exercício.
- Victor Fernando Ramos de Oliveira, professor do Instituto Federal do Amapá, Mestre em Educação.
- Andréa de Oliveira Barra, professora do CEFET-MG, Doutorado em Educação Física.
- Marcelo Delatoura Barbosa, professor do IFF, Mestre.
- Luciana de Oliveira Nunes, professora do IFRS, Mestrado Ciências do Movimento Humano pela ESEFID UFRGS.
- Braulio Nogueira de Oliveira, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Ciências do Movimento Humano.
- Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoa, professora do Instituto Federal do Ceará, Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 20. Cesar Augusto Sadalla Pinto, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Educação.
- Rodrigo de Oliveira Gomes, professor do IFMG Campus Congonhas, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosario/AR.
- Livia Roberta da Silva Velloso, professora do Instituto Federal de São Paulo, Mestre em Educação.
- Dhieisi Ebert Bolsanello, professora do Instituto Federal de Rondônia, Mestra em Educação.
- Fabricio Gurkewicz Ferreira, professor do Instituto Federal de Rondônia, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.
- Viviane Kaim Horn, professora do Instituto Federal de Rondônia, Mestra em Ciências.
- Thaidys da Conceição Lima do Monte, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.
- Symon Tiago Brandão de Souza, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.
- Nilza Maria Pereira, professora do Instituto Federal de Rondônia, Especialista em Ensino Superior.
- Juliano Viliam Cenci, professor do Instituto Federal de Rondônia, Mestre. 30. Samara Moura Barreto, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.
- Paulo Henrique Leal, professor do Instituto Federal de São Paulo, Doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos.
- Ialuska Guerra, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutorado. 33. Sammia Castro Silva, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em Educação Brasileira pela UFC.
- Flavio de Almeida Andrade Lico, professor do Instituto Federal de Rondônia, Mestre em Educação Física – USP.
- Paulo Cesar Ricarte da Silva, professor do IFRN, Mestre em Saúde e Sociedade. 36. Cathia Alves, professora do Instituto Federal de São Paulo, Pós Doutora em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (USP).
- Tainã Moreira Gomes, professora do Instituto Federal de São Paulo, Doutora em Filosofia da Educação.
- Diogo Henrique Constantino Coledam, professor do Instituto Federal de São Paulo, Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. 39. Fernando Michael Pereira Nobre, professor do Instituto Federal do Ceará, Especialista.
- Sandro Moraes de Barros, professor do IFSul, Mestre.
- Ibsen Wilde Dalla Dea Júnior, professor do Instituto Federal de São Paulo, Mestre em Saúde Ambiental.
- Valentina Piragibe, professora do Instituto Federal de São Paulo, Mestra em Pedagogia do Movimento.
- Ana Paula Vasconcelos da Silva, professora do IFMT, Mestra em Educação Física pela UFMT.
- Greice Kelly de Oliveira, professora do IFSP-SMP, Doutora em Educação – PUC-SP.
- Emmanuel da Paixão Neto, professor do Instituto Federal da Paraíba, Mestre em Propriedade intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT – IFPB.
- André Oreques Fonseca, professor do Ifsul, Mestre
- Marina Marques Kremer, professora do Ifsul, Doutoranda em Educação Física/Epidemiologia da Atividade Física pela Universidade Federal de Pelotas. 48. Mônica de Lima Pereira, professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação.
- Maria Cristina Crisbach Chagas, professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Mestra em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista -IPA. 50. Lorena Faria, professora do Instituto Federal de São Paulo, Doutorado. 51. Vinicius Costa da Costa, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas. 52. Almerinda Antonia Barbosa Fadini, professora do Instituto Federal de São Paulo Campus Salto, Doutora em Geografia.
- Janine dos Santos Ferreira da Silva, professora do Instituto Federal de Pernambuco, Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco. 54. Eduardo Klein Carmona, professor do Instituto Federal de Brasília, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 55. Arthur José Medeiros de Almeida, professor do Instituto Federal de Brasília, Doutor. 56. Taline Melega Tomé, professora do Instituto Federal de Brasília- Campus Taguatinga, Mestrado em Ciências do Movimento Humano.
- Silvio Anderson Toledo Fernandes, professor do IF SUDESTE MG, MESTRE. 58. Gustavo Pasqualini de Sousa, IF Sudeste MG, Mestre em Ciência da Motricidade Humana – UCB.
- Rafael Barbosa Porcellis da Silva, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Doutor em Epidemiologia da Atividade Física pela Universidade Federal de Pelotas. 60. Danielle Müller de Andrade, professora do IFSul, Doutora em Educação Ambiental. 61. Claudionor Nunes Cavalheiro Cavalheiro, professor do IFMT, Doutorando. 62. Carlos Henrique Dantas Cavalcanti de Almeida, Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca, Mestre em Desempenho Esportivo pela Universidade Federal de Pernambuco.
- Mirelle Cutrim Penha Pestana, professora do Instituto Federal do Maranhão, Mestra em Educação pelo Instituto Politécnica da Guarda (Portugal) – Reconhecido pela Universidade Federal do Amazonas.
- Adalberto Bento, professor do Instituto Federal de São Paulo, Mestre em Ciências da Motricidade.
- Rodrigo Cordeiro Camilo, professor do Instituto Federal de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 66. Márcio Régis Pinto Pompeu, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em Educação Brasileira.
- Ivan Carlos Schwan, professor do Instituto Federal Farroupilha, Doutor em Educação. 68. Ana Kamily de Souza Sampaio, professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Mestra em Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. 69. Ieda Mayumi Sabino Kawashita, professora do IFSULDEMINAS, Mestra em Educação.
- Regiani Zornetta, professora do Instituto Federal de São Paulo, Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 71. Danielle Sampaio Albuquerque, professor do Instituto Federal Fluminense, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense.
- Basilio Rommel Almeida Fechine, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Educação – UFC.
- Valter Cordeiro Barbosa Filho, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Educação Física (UFSC).
- Juliana Martins Pereira, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em pedagogia da motricidade humana pela Unesp.
- Mônica Vieira de Souza, professora do Instituto Federal da Paraíba, Mestre em Ciências da Atividade Física e Saúde.
- Guilherme Gonçalves Baptista, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 77. Sílvia Cláudia Ferreira de Andrade, professora do IFPB, Especialista. 78. Savia Maria da Paz Oliveira Lucena, professora do Instituto Federal do Ceará, Mestre em Educação pela UFRN.
- Renan gois Mateus, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará.
- Silvio Romero de Araújo Farias, professor do Instituto Federal da Paraíba, Mestre.
- Henrique Okajima Nakamoto, professor do Instituto Federal de São Paulo, Mestre em Educação Física.
- Paulino Pinheiro Gaia, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em Ensino Tecnológico pelo IFAM-Manaus Centro.
- Milena Fortes de Azevedo, professora do Instituto Federal Sul rio-grandense, Mestrado.
- Ana Maria Martins Barbosa, professora do IFSul, Mestra em Educação pela UNESC.
- Fernando Jassin Gutierrez, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Especialista em Ensino e Treinamento dos Esportes Coletivos pela Faculdade Sogipa de Educação Física.
- Jessica Felix Nicacio Martinez, professora do Instituto Federal de São Paulo, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. 87. Lia Polegato Castelan, professora do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Mestre em Educação e Sociedade pela UNICAMP.
- João Batista Ferreira Júnior, professor do IF Sudeste MG, Doutor em Ciências da Saúde.
- Natália Silveira Antunes, professora Instituto Federal Sul-rio-grandense, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.
- Keila Michelly Canhina Sachimbombo, professora do Instituto Federal do Mato Grosso, Mestra em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
- Paulo Henrique de Oliveira Nunes, professor da Educação Básica, Especialista em Gestão Escolar.
- Jaqueline Mendes da Silva, professora do Instituto Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.
- Ronnie Fonseca Barbosa, professor do Instituto Federal do Mato Grosso, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.
- Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande, professora do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho, Especialista em Atividades Físicas e Esportiva para PCD pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
- Mônica Vieira Novais, professora do Instituto Federal do Ceará, Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.
- Alison Pereira Batista, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 97. Thiago Batista Costa, professor do Instituto Federal de São Paulo, Mestre em Educação.
- Tiago Nunes Medeiros, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Doutor.
- Luciano Nascimento Corsino, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Doutor e Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. 100. Lucas Silva Skolaude, professor do IFSUL, Mestre em Ciências do Movimento Humano.
- Ewerton Leonardo da Silva Vieira, professor do IFRN, Mestre em Educação Física.
- Layana Costa Ribeiro Cardoso, professora do Instituto Federal do Amapá, Doutoranda em Educação Física pela Universidade de Brasília.
- Eduardo de Lima Melo, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre. 104. Valmir Arruda de Sousa Neto, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em Educação pela UFC.
- Ana Paula Jaques Flores, professora d Instituto Federal do RS, Pós-graduação. 106. Katia Regina de Sá, professora do IFMG, Doutora em Educação. 107. Ana Flávia Cardozo Vitório, professor do Instituto Federal do Piauí, Mestra em Educação Física.
- Marcelo Skowronski, professor do IFMT, Mestre em Ciências do Movimento Humano.
- Daniel Farias Silveira, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em Administração.
- Weslley Breno Silva Oliveira, professor Instituto Federal do Ceará, Especialista em Gestão e Docência pela Faculdade São Vicente.
- Cícero Vital, professor Instituto Federal do Ceará, Mestrado. 112. Fabiano de Cássio Borges Gois, professor do Instituto Federal do Ceará, Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Ceará.
- Tassia de Souza Cavalcanti, professora do IFSERTÃO-PE, Mestra em Psicologia pela Univasf.
- Keila Miotto, professora do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Doutoranda em Educação pela Universidade Vale do Sapucaí, Univas, Pouso Alegre, MG.
- Harine Matos Maciel, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente
- Vandelma Silva Oliveira Rios, docente do Instituto Federal da Bahia, Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Cândido Mendes. 117. Lauriberto Paulo Belem, professor do IFSP, Doutor em Ciências e Engenharia de Materiais – Polímeros, pela Universidade Federal de São Carlos. 118. Debora Mariana Ribeiro, professora do IFSP, Mestra em Letras. 119. Danielle Zuma Capellani, professora Instituto Federal de São Paulo, Pós doutora em Crítica Cultural.
- Paulo Tiago Oliveira Alves, professor Instituto Federal do Ceará, Mestrando em Educação pela Universidade Regional do Cariri.
- Leila de Almeida Castillo, professora do IFRS, Doutora em Educação pela PUCRS.
- Werner de Andrade Müller, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas 123. Juliana Fagundes Jaco, professora do IFSP, Doutoranda em Educação na Unicamp.
- Emerson Campos, professor do Instituto Federal do Pará, Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela Universidade Federal do Pará.
Apoiam esse manifesto:
- Marcos Garcia Neira, professor Universidade de São Paulo, Livre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física.
- Alexandre Palma, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Saúde Pública.
- Fabiano Bossle, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em Ciências do Movimento Humano.
- Lino Castellani Filho, professor da Unicamp, Doutor em Educação – Unicamp. 5. Luciana Venâncio, professora da Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Doutora em Educação pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Presidente Prudente SP.
- Rodrigo Lema Del Rio Martins, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.
- Valdilene Aline Nogueira, professora da Prefeitura de São Paulo, Doutora. 8. Marilia Velardi, Universidade de São Paulo, Doutora.
- Mônica Caldas Ehrenberg, professora da Universidade de São Paulo, Pós Doutora em Educação pela Unicamp e UniMinho/Portugal.
- Ivana Lúcia da Silva, professora do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação pela UFRN.
- Poliane Gaspar de Cerqueira, COLUNI UFF, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense.
- Abia Lima de França, pesquisadora associada da UFMT, Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB.
- Iuri Leal Moura, professor do Colégio Pedro II, Mestre em Educação Básica. 14. Maria Carolina Murta Meireles e Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais, Graduada.
- Alex lauriano da costa, professor do Colégio Pedro II, Mestre em educação pela UNIRIO.
- Márcio Norberto Farias, professor da UFLA, Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
- Jeovani Yukio Mena Barreto Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Graduado Licenciatura Plena em Educação Física.
- Priscila Gonçalves Soares, professora do Sudeste, Doutora.
- Aline Lima Torres, professora de Educação Física do município de Fortaleza, Mestra em Educação pelo PPGE da UECE.
- Matheus Albino da Fonseca, Universidade Federal Fluminense, Pós-graduando em Ed. Física Escolar.
- Afonso Hildebrandt, professor do Colégio Pedro II, Especialização em Técnica Desportiva em Futebol.
- Francisco de Assis Cavalcante Leandro, professor da Rede Municipal de Fortaleza, Licenciado.
- Angela Araujo, professora da Rede municipal de São Paulo, Mestrado em Psicologia da Educação pela PUC-SP.
- Heitor Martins Pasquim, professor da Universidade Federal de São Paulo, Doutor em Ciências.
- Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Doutor em Educação.
- Michele Gonçalves Romcy Torres, professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. 27. Jose Ribamar Ferreira Júnior, Centro de Educação de Jovens e Adultos Profª. Maria Joelia de Carvalho, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Miguel Angelo da Luz Coelho, UFRJ, Pós-graduação em treinamento desportivo. 29. Luan Gonçalves Jucá, Universo Federal do Vale do São Francisco, Mestrando em Educação Física.
- Marcio Cardoso Coelho, UFRGS, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Samuel Nascimento de Araújo, Doutor
- Antônio Jansen Fernandes da Silva, UFC, Mestre.
- Mauren Lúcia Braga de Araújo, Unipampa, Doutora.
- Gabriel Gules Goularte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciências do Movimento Humano.
- Carlos Eduardo Berwanger, Rio Grande do Sul, Doutor.
- Leonardo Magno Rambo, UNIPAMPA, Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica.
- Rubens Antonio Gurgel Vieira, professor da Universidade Federal de Lavras, Doutor em Educação pela Universidade de Campinas.
- Lucas Lopez da Cruz, Mestre em Ciências do Movimento Humano. 39. Graciele Massoli Rodrigues, Doutorado em Educação Física-UNICAMP. 40. Bruna Gabriela Marques, Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu.
- Clayton Cesar de Oliveira Borges, Centro Universitário São Roque, Doutor em Educação pela Feusp.
- Bruno Freitas Meireles, Universidade São Judas, Mestre em Educação Física. 43. Maria R, UFLA, Doutora Ecologia.
- Kleber Tüxen Carneiro Azevedo, UFLA, Doutor em Educação Escolar. 45. Aline Soares Campos, GEPEFE, Mestre em Educação.
- Gabriel Batista Amaral, Universidade Federal de Lavras, Licenciado em Ciências Biológicas.
- Alvaro Neto, professor do Mato Grosso, Mestre em Atividade Física. 48. Maria Iranilda Meneses Almeida, Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Educação pela Universidade Americana de Assunção.
- Leandro Nascimento Borges, professor do Ceará, Mestre em Educação – UECE. 50. Eliane Elicker, Eliane Elicker, Mestre em Educação Física.
- Margarete da Silva, Especialista.
- Karem Barreto Farias, Universidade Federal do Amapá, Especialista em Educação Física Escolar.
- Leandro Oliveira Rocha, Escola Pública do Rio Grande do Sul, Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).
- Jorlany Pereira da Silva, Rede Estadual do Maranhão, Mestranda. 55. Fabiana Alves de Lucena, Univasf, Mestrando em Educação Física. 56. Marcelo dos Santos Ribeiro, Centro Promocional Todos os Santos I, Licenciatura Plena em Educação Física.
- Christiane Garcia Macedo, Univasf, Doutora.
- Paulo Vitor da Silva Costa, Universidade Federal da Bahia, Especialização em Educação Física na Educação Básica pela Faculdade Integrada Tiradentes. 59. Rita de Cássia Fernandes, Universidade federal de Uberlândia, Doutora em Educação.
- Patrícia da Rosa Louzada da Silva, CaVG Pelotas, Mestra em Educação Física Universidade Federal de Pelotas.
- Evanilson Brandão Pinto, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará.
- Yuri Manoel Brito da Silva, Universidade Federal de Lavras, Graduação em Educação Física.
- André Luis do Nascimento Mont Alverne, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Mestrando em Educação Física.
- José Carlos Santana Silva, NTE 10, Mestrado.
- Emerson Silva Santos Oliveira, Instituto Federal Baiano, Estudante Bacharelado em Engenharia de Alimentos.
- Cássia Hack, Universidade Federal do Amapá, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia.
- Emerson Santos da Silva, Instituto Federal do Sul de Minas, Mestrando de Educação Física do Proef polo IFSULMINAS Muzambinho.
- Tiago campos Raymundo, Especialista em Fisiologia.
- Ricardo de Almeida Castillo, Colégio Militar de Porto Alegre, Mestre em Ciências Desenv. Humano/UFRGS e Doutorando em Psicologia, Université du Québec à TR.
- Marcus Vinícius Lopes de Moraes, Especialista em Saúde Coletiva. 71. Juliana Westin Duarte Carabetti, UFMG.
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