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BRASIL

Manifesto das professoras e dos professores de Educação Física dos Institutos Federais em apoio a candidatura de Lula

pessoa segura cartaz em comício com a frase: "Lula guerreiro do povo Brasileiro"
Alicia Mendes / Campanha Sonia Meire PSOL SE

Estamos em outubro de 2022, participando de uma eleição para Presidência  da República que tem se desenhado de forma evidente como uma disputa para além dos  parlamentos e dos palácios governamentais. Uma eleição que pode intensificar cada vez  mais o desmonte e o cenário de precarização que assola os Institutos Federais nos últimos  quatro anos. Neste ínterim, atravessamos esses momentos praticamente em silêncio,  buscando compreender e refletir com muita paciência acerca do cenário político que se  tornou totalmente desfavorável para quem tematizava a componente curricular Educação  Física. 

Observamos com rigorosidade e na medida do possível tentávamos fazer  resistência e demonstrar combatividade aos vários ataques que sofremos nos últimos  quatro anos, desde, a Reforma do Novo Ensino Médio e a limitadíssima Base Nacional  Comum Curricular do referido ciclo de escolarização, no qual defendemos sua total  revogação, até iniciativas mais cruéis, tais como, a estratégia de colocar Interventores nas  Reitorias de determinados Institutos Federais, a tentativa sorrateira de dividir os Institutos  Federais de determinados Estados, só com o objetivo de desmobilização dos(das)  servidores(as), sem nenhuma contrapartida efetiva para o aumento do Ensino, da  Pesquisa, da Inovação e da Extensão. Na prática era uma forma de cooptar os(as)  profissionais da educação dessa instituição de ensino, e criar mais cargos políticos por  indicação do governo de Jair Bolsonaro. 

No entanto, nada se compara a nefasta atitude do governo de Jair Bolsonaro  em cortar e bloquear as verbas que iriam para os Institutos Federais, quando se fala em  cortar verbas, deve ser apreendido como: cortar dinheiro para as refeições; retirar a  possibilidade de realizar visitas técnicas e aulas de campo; reduzir os insumos de  laboratórios e disciplinas técnicas; eliminar os eventos acadêmicos, culturais e esportivos;  extinguir bolsas de estudo, monitorias e projetos de pesquisa; prejudicar a manutenção da  infraestrutura dos campi, entre tantos outros impactos negativos. 

Por isso, estamos lhe convidando a perceber os dois projetos que estão para  ser escolhido no dia 30 de outubro de 2022. O primeiro projeto visa tornar os Institutos  Federais uma política educacional em extinção e cada vez mais desinteressante para o  povo brasileiro. E o outro projeto no qual apoiamos e foi o grande idealizador dos  Institutos Federais, que é a candidatura de Lula para Presidente do Brasil.

Sendo assim, precisamos pontuar o que é os Institutos Federais como política  educacional, criada pelo governo de Lula em 2008. Os Institutos Federais é uma ideia  única no mundo que promove uma verticalização autêntica da Educação Básica,  atravessando o Ensino Superior até o último nível da Pós-graduação. O grande contributo  dessa política educacional, foi assumir um compromisso com a democratização e a  universalização do conhecimento em um mesmo local. Ou seja, uma jovem brasileira  pode acessar o Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de seu município e continuar  no mesmo local até o Doutorado. Os Institutos Federais é uma política revolucionária,  pois percebeu a importância da interiorização da formação profissional e cidadã de alta  qualidade no Brasil. Dessa forma, vários municípios em todo o território brasileiro,  receberam os Institutos Federais como a única oportunidade de acessar uma formação de  qualidade em sua região. 

Os Institutos Federais promovem Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão  desde o Ensino Médio Integrado até os cursos de Doutorado. Nesse contexto, um(a)  jovem brasileiro pode estar assistindo uma aula no Ensino Médio Integrado em uma sala,  e na sala ao lado, estar acontecendo uma aula de Doutorado. As professoras e os  professores dos Institutos Federais, possuem em sua carreira docente, a possibilidade de  tematizar aulas nas várias etapas do Sistema Nacional de Educação, forjando uma  educadora e um educador com um brilhantismo único em todo o mundo.  

Consideramos salutar citar as professoras e os professores dos Institutos  Federais como ponto central na existência e na manutenção desta política educacional,  pois são profissionais que tiveram seus salários congelados, as oportunidades de pesquisa  reduzidas ou retiradas, e pouco incentivo a formação continuada. No entanto, são em sua  maioria educadoras e educadores com os títulos de doutoras e doutores nas suas áreas,  em vários casos, com notoriedade nacional e internacional em suas áreas de atuação.  Todavia, nos últimos anos se sentem incapazes e sem expectativas com os Institutos Federais, dado o cenário incerto e de desinvestimento na educação. 

No caso das professoras e dos professores de Educação Física, somos um  grupo que vem sentindo em nossos processos de trabalho os impactos e desdobramentos  dos cortes orçamentários nos Institutos Federais, desde a falta de material e recurso  didático para as aulas de Educação Física que vem sendo afetada, como também, a carga  horária docente no Ensino Médio Integrado que foi sendo atacada pela Base Nacional  Comum Curricular. Como a falta de oportunidade de pesquisa, inovação e extensão para 

A área de Educação Física, pois o cenário de cortes de investimento, limitam ampliar  iniciativas de fomento acadêmico para os(as) docentes do componente curricular. Portanto, como brasileira e brasileiro não escondemos o sentimento de  pessimismo que a continuidade do governo de Jair Bolsonaro pode assolar aos Institutos  Federais. Por outro lado, com muita esperança e com amorosidade, defendemos e  apoiamos irrestritamente a candidatura de Lula, que pode garantir o retorno dos Institutos  Federais em expansão, com robustez e que efetivamente transforma a realidade do povo  brasileiro, principalmente, aquela jovem e aquele jovem, mais desfavorecido e da  comunidade mais desfavorecida, pois para esse cenário, os Institutos Federais pode  garantir um sentimento que para muitas e muitos não foram permitidos, que no caso, é se  sentir uma brasileira e um brasileiro em uma democracia que expressa justeza social. Isto  posto, nós professoras e professores de Educação Física dos Institutos Federais,  conclamamos a sociedade brasileira a derrotar de vez o governo de Jair Bolsonaro e esse  projeto opressor e excludente, e apoiar a candidatura de Lula, em defesa de um modelo  de sociedade que valorize a democracia e a justiça social, preservando os Institutos  Federais em sua totalidade. 

Assinam esse manifesto: 

  1. Raphaell Moreira Martins professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em  Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio  de Mesquita Filho. 
  2. Daniel Teixeira Maldonado, professor do Instituto Federal de São Paulo. Doutor em  Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela  Universidade de São Paulo. 
  3. Fabiana Celente Montiel, professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Doutora  em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. 
  4. Larissa Beraldo Kawashima, professora do IFMT, Doutora em Educação pela  Universidade Federal de Mato Grosso. 
  5. Khellen Cristina Pires Correia Soares, professora do IFTO, Pós Doutora em  Educação. 
  6. Marie Luce Tavares, professora do IFMG, Doutora em Estudos do Lazer. 7. Lilian Catiúscia Eifler Firme da Silva, professora do Instituto Federal de Rondônia,  Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia.
  7. Marcus Vinicius Palmeira, professor do Instituto Federal de Brasília, Doutor em  Educação e Saúde na Infância e Adolescência. 
  8. Ana Luísa Batista Santos, professora do Instituto Federal do Maranhão, Mestre. 10. Marília de Almeida Silva, professora do Instituto Federal do Amazonas, Mestra em  Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso. 
  9. Ivan Carlos Schwan, professor do Instituto Federal Farroupilha, Doutor em Educação. 12. Alcides Prazeres Filho, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte,  Doutor em Epidemiologia da Atividade Física pela Universidade Federal da  Paraíba. 
  10. Cristina dos Santos, professora do Instituto Federal de Sapucaia do Sul, Especialista  em Fisiologia do Exercício. 
  11. Victor Fernando Ramos de Oliveira, professor do Instituto Federal do Amapá, Mestre  em Educação. 
  12. Andréa de Oliveira Barra, professora do CEFET-MG, Doutorado em Educação  Física. 
  13. Marcelo Delatoura Barbosa, professor do IFF, Mestre. 
  14. Luciana de Oliveira Nunes, professora do IFRS, Mestrado Ciências do Movimento  Humano pela ESEFID UFRGS. 
  15. Braulio Nogueira de Oliveira, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em  Ciências do Movimento Humano. 
  16. Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoa, professora do Instituto Federal do Ceará,  Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 20. Cesar Augusto Sadalla Pinto, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em  Educação. 
  17. Rodrigo de Oliveira Gomes, professor do IFMG Campus Congonhas, Doutor em  Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosario/AR. 
  18. Livia Roberta da Silva Velloso, professora do Instituto Federal de São Paulo, Mestre  em Educação. 
  19. Dhieisi Ebert Bolsanello, professora do Instituto Federal de Rondônia, Mestra em  Educação. 
  20. Fabricio Gurkewicz Ferreira, professor do Instituto Federal de Rondônia, Mestre em  Educação Profissional e Tecnológica. 
  21. Viviane Kaim Horn, professora do Instituto Federal de Rondônia, Mestra em  Ciências.
  22. Thaidys da Conceição Lima do Monte, professora do Instituto Federal do Ceará,  Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. 
  23. Symon Tiago Brandão de Souza, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em  Educação pela Universidade Estadual do Ceará. 
  24. Nilza Maria Pereira, professora do Instituto Federal de Rondônia, Especialista em  Ensino Superior. 
  25. Juliano Viliam Cenci, professor do Instituto Federal de Rondônia, Mestre. 30. Samara Moura Barreto, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em  Educação pela Universidade Estadual do Ceará. 
  26. Paulo Henrique Leal, professor do Instituto Federal de São Paulo, Doutor em  educação pela Universidade Federal de São Carlos. 
  27. Ialuska Guerra, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutorado. 33. Sammia Castro Silva, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em Educação  Brasileira pela UFC. 
  28. Flavio de Almeida Andrade Lico, professor do Instituto Federal de Rondônia, Mestre  em Educação Física – USP. 
  29. Paulo Cesar Ricarte da Silva, professor do IFRN, Mestre em Saúde e Sociedade. 36. Cathia Alves, professora do Instituto Federal de São Paulo, Pós Doutora em Estudos  Culturais pela Universidade de São Paulo (USP). 
  30. Tainã Moreira Gomes, professora do Instituto Federal de São Paulo, Doutora em  Filosofia da Educação. 
  31. Diogo Henrique Constantino Coledam, professor do Instituto Federal de São Paulo,  Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. 39. Fernando Michael Pereira Nobre, professor do Instituto Federal do Ceará,  Especialista. 
  32. Sandro Moraes de Barros, professor do IFSul, Mestre. 
  33. Ibsen Wilde Dalla Dea Júnior, professor do Instituto Federal de São Paulo, Mestre em  Saúde Ambiental. 
  34. Valentina Piragibe, professora do Instituto Federal de São Paulo, Mestra em  Pedagogia do Movimento. 
  35. Ana Paula Vasconcelos da Silva, professora do IFMT, Mestra em Educação Física  pela UFMT. 
  36. Greice Kelly de Oliveira, professora do IFSP-SMP, Doutora em Educação – PUC-SP.
  37. Emmanuel da Paixão Neto, professor do Instituto Federal da Paraíba, Mestre em  Propriedade intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT  – IFPB. 
  38. André Oreques Fonseca, professor do Ifsul, Mestre 
  39. Marina Marques Kremer, professora do Ifsul, Doutoranda em Educação  Física/Epidemiologia da Atividade Física pela Universidade Federal de Pelotas. 48. Mônica de Lima Pereira, professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte,  Mestre em Educação. 
  40. Maria Cristina Crisbach Chagas, professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense,  Mestra em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista -IPA. 50. Lorena Faria, professora do Instituto Federal de São Paulo, Doutorado. 51. Vinicius Costa da Costa, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense,  Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas. 52. Almerinda Antonia Barbosa Fadini, professora do Instituto Federal de São Paulo  Campus Salto, Doutora em Geografia. 
  41. Janine dos Santos Ferreira da Silva, professora do Instituto Federal de Pernambuco,  Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco. 54. Eduardo Klein Carmona, professor do Instituto Federal de Brasília, Mestre em  Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 55. Arthur José Medeiros de Almeida, professor do Instituto Federal de Brasília, Doutor. 56. Taline Melega Tomé, professora do Instituto Federal de Brasília- Campus  Taguatinga, Mestrado em Ciências do Movimento Humano. 
  42. Silvio Anderson Toledo Fernandes, professor do IF SUDESTE MG, MESTRE. 58. Gustavo Pasqualini de Sousa, IF Sudeste MG, Mestre em Ciência da Motricidade  Humana – UCB. 
  43. Rafael Barbosa Porcellis da Silva, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense,  Doutor em Epidemiologia da Atividade Física pela Universidade Federal de Pelotas. 60. Danielle Müller de Andrade, professora do IFSul, Doutora em Educação Ambiental. 61. Claudionor Nunes Cavalheiro Cavalheiro, professor do IFMT, Doutorando. 62. Carlos Henrique Dantas Cavalcanti de Almeida, Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca, Mestre em Desempenho Esportivo pela Universidade Federal de  Pernambuco.
  44. Mirelle Cutrim Penha Pestana, professora do Instituto Federal do Maranhão, Mestra  em Educação pelo Instituto Politécnica da Guarda (Portugal) – Reconhecido pela  Universidade Federal do Amazonas. 
  45. Adalberto Bento, professor do Instituto Federal de São Paulo, Mestre em Ciências da  Motricidade. 
  46. Rodrigo Cordeiro Camilo, professor do Instituto Federal de São Paulo, Mestre em  Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 66. Márcio Régis Pinto Pompeu, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em  Educação Brasileira. 
  47. Ivan Carlos Schwan, professor do Instituto Federal Farroupilha, Doutor em Educação. 68. Ana Kamily de Souza Sampaio, professora do Instituto Federal do Rio Grande do  Norte, Mestra em Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. 69. Ieda Mayumi Sabino Kawashita, professora do IFSULDEMINAS, Mestra em  Educação. 
  48. Regiani Zornetta, professora do Instituto Federal de São Paulo, Doutorado em  Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 71. Danielle Sampaio Albuquerque, professor do Instituto Federal Fluminense, Mestre  em Educação pela Universidade Federal Fluminense. 
  49. Basilio Rommel Almeida Fechine, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor  em Educação – UFC. 
  50. Valter Cordeiro Barbosa Filho, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em  Educação Física (UFSC). 
  51. Juliana Martins Pereira, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em  pedagogia da motricidade humana pela Unesp. 
  52. Mônica Vieira de Souza, professora do Instituto Federal da Paraíba, Mestre em  Ciências da Atividade Física e Saúde. 
  53. Guilherme Gonçalves Baptista, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro,  Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 77. Sílvia Cláudia Ferreira de Andrade, professora do IFPB, Especialista. 78. Savia Maria da Paz Oliveira Lucena, professora do Instituto Federal do Ceará,  Mestre em Educação pela UFRN. 
  54. Renan gois Mateus, professor do Instituto Federal do Ceará, Doutor em Ciências  Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará. 
  55. Silvio Romero de Araújo Farias, professor do Instituto Federal da Paraíba, Mestre.
  56. Henrique Okajima Nakamoto, professor do Instituto Federal de São Paulo, Mestre  em Educação Física. 
  57. Paulino Pinheiro Gaia, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em Ensino  Tecnológico pelo IFAM-Manaus Centro. 
  58. Milena Fortes de Azevedo, professora do Instituto Federal Sul rio-grandense,  Mestrado. 
  59. Ana Maria Martins Barbosa, professora do IFSul, Mestra em Educação pela  UNESC. 
  60. Fernando Jassin Gutierrez, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense,  Especialista em Ensino e Treinamento dos Esportes Coletivos pela Faculdade  Sogipa de Educação Física. 
  61. Jessica Felix Nicacio Martinez, professora do Instituto Federal de São Paulo, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. 87. Lia Polegato Castelan, professora do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais,  Mestre em Educação e Sociedade pela UNICAMP. 
  62. João Batista Ferreira Júnior, professor do IF Sudeste MG, Doutor em Ciências da  Saúde. 
  63. Natália Silveira Antunes, professora Instituto Federal Sul-rio-grandense,  Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.  
  64. Keila Michelly Canhina Sachimbombo, professora do Instituto Federal do Mato  Grosso, Mestra em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista  Júlio de Mesquita Filho. 
  65. Paulo Henrique de Oliveira Nunes, professor da Educação Básica, Especialista em  Gestão Escolar. 
  66. Jaqueline Mendes da Silva, professora do Instituto Federal de Mato Grosso, Mestre  em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. 
  67. Ronnie Fonseca Barbosa, professor do Instituto Federal do Mato Grosso, Mestre  em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. 
  68. Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande, professora do Instituto Federal do Sul  de Minas – Campus Muzambinho, Especialista em Atividades Físicas e Esportiva  para PCD pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 
  69. Mônica Vieira Novais, professora do Instituto Federal do Ceará, Mestranda em  Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.
  70. Alison Pereira Batista, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte,  Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 97. Thiago Batista Costa, professor do Instituto Federal de São Paulo, Mestre em  Educação. 
  71. Tiago Nunes Medeiros, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Doutor. 
  72. Luciano Nascimento Corsino, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul,  Doutor e Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. 100. Lucas Silva Skolaude, professor do IFSUL, Mestre em Ciências do Movimento  Humano. 
  73. Ewerton Leonardo da Silva Vieira, professor do IFRN, Mestre em Educação  Física. 
  74. Layana Costa Ribeiro Cardoso, professora do Instituto Federal do Amapá, Doutoranda em Educação Física pela Universidade de Brasília.  
  75. Eduardo de Lima Melo, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre. 104. Valmir Arruda de Sousa Neto, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre  em Educação pela UFC. 
  76. Ana Paula Jaques Flores, professora d Instituto Federal do RS, Pós-graduação. 106. Katia Regina de Sá, professora do IFMG, Doutora em Educação. 107. Ana Flávia Cardozo Vitório, professor do Instituto Federal do Piauí, Mestra em  Educação Física. 
  77. Marcelo Skowronski, professor do IFMT, Mestre em Ciências do Movimento  Humano. 
  78. Daniel Farias Silveira, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em  Administração. 
  79. Weslley Breno Silva Oliveira, professor Instituto Federal do Ceará, Especialista  em Gestão e Docência pela Faculdade São Vicente. 
  80. Cícero Vital, professor Instituto Federal do Ceará, Mestrado. 112. Fabiano de Cássio Borges Gois, professor do Instituto Federal do Ceará,  Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Ceará. 
  81. Tassia de Souza Cavalcanti, professora do IFSERTÃO-PE, Mestra em  Psicologia pela Univasf.
  82. Keila Miotto, professora do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais,  Doutoranda em Educação pela Universidade Vale do Sapucaí, Univas, Pouso  Alegre, MG. 
  83. Harine Matos Maciel, professora do Instituto Federal do Ceará, Doutora em  Desenvolvimento e Meio Ambiente 
  84. Vandelma Silva Oliveira Rios, docente do Instituto Federal da Bahia,  Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Cândido Mendes. 117. Lauriberto Paulo Belem, professor do IFSP, Doutor em Ciências e Engenharia  de Materiais – Polímeros, pela Universidade Federal de São Carlos. 118. Debora Mariana Ribeiro, professora do IFSP, Mestra em Letras. 119. Danielle Zuma Capellani, professora Instituto Federal de São Paulo, Pós doutora em Crítica Cultural. 
  85. Paulo Tiago Oliveira Alves, professor Instituto Federal do Ceará, Mestrando  em Educação pela Universidade Regional do Cariri. 
  86. Leila de Almeida Castillo, professora do IFRS, Doutora em Educação pela  PUCRS. 
  87. Werner de Andrade Müller, professor do Instituto Federal do Rio Grande do  Sul, Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas 123. Juliana Fagundes Jaco, professora do IFSP, Doutoranda em Educação na  Unicamp. 
  88. Emerson Campos, professor do Instituto Federal do Pará, Mestre em  Linguagens e Saberes na Amazônia pela Universidade Federal do Pará. 

Apoiam esse manifesto: 

  1. Marcos Garcia Neira, professor Universidade de São Paulo, Livre-Docente em  Metodologia do Ensino de Educação Física. 
  2. Alexandre Palma, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em  Saúde Pública. 
  3. Fabiano Bossle, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em  Ciências do Movimento Humano. 
  4. Lino Castellani Filho, professor da Unicamp, Doutor em Educação – Unicamp. 5. Luciana Venâncio, professora da Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorado em  Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Doutora em Educação pela 

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Presidente Prudente SP. 

  1. Rodrigo Lema Del Rio Martins, professor da Universidade Federal Rural do Rio de  Janeiro (UFRRJ), Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito  Santo. 
  2. Valdilene Aline Nogueira, professora da Prefeitura de São Paulo, Doutora. 8. Marilia Velardi, Universidade de São Paulo, Doutora. 
  3. Mônica Caldas Ehrenberg, professora da Universidade de São Paulo, Pós Doutora em  Educação pela Unicamp e UniMinho/Portugal. 
  4. Ivana Lúcia da Silva, professora do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação pela  UFRN. 
  5. Poliane Gaspar de Cerqueira, COLUNI UFF, Mestrado em Educação pela  Universidade Federal Fluminense. 
  6. Abia Lima de França, pesquisadora associada da UFMT, Doutora em Educação e  Contemporaneidade pela UNEB. 
  7. Iuri Leal Moura, professor do Colégio Pedro II, Mestre em Educação Básica. 14. Maria Carolina Murta Meireles e Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais,  Graduada. 
  8. Alex lauriano da costa, professor do Colégio Pedro II, Mestre em educação pela  UNIRIO. 
  9. Márcio Norberto Farias, professor da UFLA, Doutor em Sociologia pela  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.  
  10. Jeovani Yukio Mena Barreto Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú,  Graduado Licenciatura Plena em Educação Física. 
  11. Priscila Gonçalves Soares, professora do Sudeste, Doutora. 
  12. Aline Lima Torres, professora de Educação Física do município de Fortaleza, Mestra  em Educação pelo PPGE da UECE. 
  13. Matheus Albino da Fonseca, Universidade Federal Fluminense, Pós-graduando em  Ed. Física Escolar. 
  14. Afonso Hildebrandt, professor do Colégio Pedro II, Especialização em Técnica  Desportiva em Futebol. 
  15. Francisco de Assis Cavalcante Leandro, professor da Rede Municipal de Fortaleza,  Licenciado.
  16. Angela Araujo, professora da Rede municipal de São Paulo, Mestrado em Psicologia  da Educação pela PUC-SP. 
  17. Heitor Martins Pasquim, professor da Universidade Federal de São Paulo, Doutor em  Ciências. 
  18. Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, professor da Universidade Estadual do  Rio de Janeiro, Doutor em Educação. 
  19. Michele Gonçalves Romcy Torres, professora da Secretaria de Educação do Estado  do Ceará, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. 27. Jose Ribamar Ferreira Júnior, Centro de Educação de Jovens e Adultos Profª. Maria  Joelia de Carvalho, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio  Grande do Norte. 
  20. Miguel Angelo da Luz Coelho, UFRJ, Pós-graduação em treinamento desportivo. 29. Luan Gonçalves Jucá, Universo Federal do Vale do São Francisco, Mestrando em  Educação Física. 
  21. Marcio Cardoso Coelho, UFRGS, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
  22. Samuel Nascimento de Araújo, Doutor 
  23. Antônio Jansen Fernandes da Silva, UFC, Mestre. 
  24. Mauren Lúcia Braga de Araújo, Unipampa, Doutora. 
  25. Gabriel Gules Goularte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em  Ciências do Movimento Humano. 
  26. Carlos Eduardo Berwanger, Rio Grande do Sul, Doutor. 
  27. Leonardo Magno Rambo, UNIPAMPA, Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica  Toxicológica. 
  28. Rubens Antonio Gurgel Vieira, professor da Universidade Federal de Lavras, Doutor  em Educação pela Universidade de Campinas. 
  29. Lucas Lopez da Cruz, Mestre em Ciências do Movimento Humano. 39. Graciele Massoli Rodrigues, Doutorado em Educação Física-UNICAMP. 40. Bruna Gabriela Marques, Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas  Tadeu. 
  30. Clayton Cesar de Oliveira Borges, Centro Universitário São Roque, Doutor em  Educação pela Feusp. 
  31. Bruno Freitas Meireles, Universidade São Judas, Mestre em Educação Física. 43. Maria R, UFLA, Doutora Ecologia.
  32. Kleber Tüxen Carneiro Azevedo, UFLA, Doutor em Educação Escolar. 45. Aline Soares Campos, GEPEFE, Mestre em Educação. 
  33. Gabriel Batista Amaral, Universidade Federal de Lavras, Licenciado em Ciências  Biológicas. 
  34. Alvaro Neto, professor do Mato Grosso, Mestre em Atividade Física. 48. Maria Iranilda Meneses Almeida, Universidade Estadual do Ceará, Mestre em  Educação pela Universidade Americana de Assunção. 
  35. Leandro Nascimento Borges, professor do Ceará, Mestre em Educação – UECE. 50. Eliane Elicker, Eliane Elicker, Mestre em Educação Física. 
  36. Margarete da Silva, Especialista. 
  37. Karem Barreto Farias, Universidade Federal do Amapá, Especialista em Educação  Física Escolar. 
  38. Leandro Oliveira Rocha, Escola Pública do Rio Grande do Sul, Doutor em Ciências  do Movimento Humano (UFRGS). 
  39. Jorlany Pereira da Silva, Rede Estadual do Maranhão, Mestranda. 55. Fabiana Alves de Lucena, Univasf, Mestrando em Educação Física. 56. Marcelo dos Santos Ribeiro, Centro Promocional Todos os Santos I, Licenciatura  Plena em Educação Física. 
  40. Christiane Garcia Macedo, Univasf, Doutora. 
  41. Paulo Vitor da Silva Costa, Universidade Federal da Bahia, Especialização em  Educação Física na Educação Básica pela Faculdade Integrada Tiradentes. 59. Rita de Cássia Fernandes, Universidade federal de Uberlândia, Doutora em  Educação. 
  42. Patrícia da Rosa Louzada da Silva, CaVG Pelotas, Mestra em Educação Física  Universidade Federal de Pelotas. 
  43. Evanilson Brandão Pinto, professor do Instituto Federal do Ceará, Mestre em  Matemática pela Universidade Federal do Ceará. 
  44. Yuri Manoel Brito da Silva, Universidade Federal de Lavras, Graduação em  Educação Física. 
  45. André Luis do Nascimento Mont Alverne, Universidade Federal do Vale do São  Francisco, Mestrando em Educação Física. 
  46. José Carlos Santana Silva, NTE 10, Mestrado. 
  47. Emerson Silva Santos Oliveira, Instituto Federal Baiano, Estudante Bacharelado  em Engenharia de Alimentos.
  48. Cássia Hack, Universidade Federal do Amapá, Doutora em Educação pela  Universidade Federal da Bahia. 
  49. Emerson Santos da Silva, Instituto Federal do Sul de Minas, Mestrando de  Educação Física do Proef polo IFSULMINAS Muzambinho. 
  50. Tiago campos Raymundo, Especialista em Fisiologia. 
  51. Ricardo de Almeida Castillo, Colégio Militar de Porto Alegre, Mestre em Ciências  Desenv. Humano/UFRGS e Doutorando em Psicologia, Université du Québec à  TR. 
  52. Marcus Vinícius Lopes de Moraes, Especialista em Saúde Coletiva. 71. Juliana Westin Duarte Carabetti, UFMG.