Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Vote para colocar os servidores da educação no Orçamento Federal!

Will Mota, Técnico-Administrativo em Educação da UFPA, de Belém (PA)

De 11 de maio à 14 de julho de 2023 o governo federal está colhendo votos e propostas dos cidadãos para a elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 através da Plataforma Digital Brasil Participativo.

Os autores das cinco propostas mais votadas serão convidados para apresentar suas ideias no 3° Fórum Interconselhos, a ocorrer em Agosto desse ano, e estas 5 proposições mais votadas serão analisadas pelo governo e podem ser transformadas em Projeto de Lei e priorizadas pelo governo por serem iniciativas com respaldo popular.

O colega Técnico-administrativo em Educação Breno Alves inscreveu a proposta que reivindica a recomposição salarial e a reestruturação da Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação das Universidades e Institutos Federais (PCCTAE – Lei 11.091/2005), pois atualmente a nossa categoria é a que tem a menor remuneração do executivo federal, com perdas salariais acumuladas em mais de 50%, apesar de ser uma das maiores carreiras do serviço público federal (cerca de 200 mil pessoas, entre ativos e aposentados) e lidar com uma questão estratégica para o país: a produção de conhecimento, ciência e tecnologia. Nesse momento esta proposta está em segundo lugar com cerca de 30 mil votos.

Pedimos aos colegas servidores das universidades e institutos federais, às entidades sindicais representativas da categoria e à população em geral que nos ajude a ampliar a votação para esta proposta e desse modo garantir que nos próximos 4 anos a educação superior e seus servidores sejam valorizados. Qualquer cidadão pode se cadastrar na Plataforma e votar em até 3 propostas, além de poder apresentar propostas para o PPA 2024-2027 também.

Vamos à luta atrás de votos e fortalecer nossa mobilização na base das universidades e institutos federais para conquistar melhorias salariais e na Carreira.

Link para votação.