Pular para o conteúdo
BRASIL

Senador Marcos Do Val relata ter sido convidado por Daniel Silveira e Bolsonaro a participar de conspiração golpista

Com ajuda de seu apoiador, o então deputado federal pelo PTB-RJ, Daniel Silveira, Bolsonaro orientou o senador capixaba a gravar ministro do STF a fim de tentar anular eleições

da redação
Reprodução

Marcos do Val e Bolsonaro

Em uma live realizada na madrugada desta quinta-feira (2), o senador Marcos Do Val  (Podemos-ES), revelou ter sido convidado pelo então deputado pelo PTB-RJ, Daniel Silveira, a tomar parte em uma tentativa de golpe, junto com Bolsonaro: “Vou soltar uma bomba aqui pra vocês. Sexta-feira, vai sair na Veja a tentativa do Bolsonaro de me coagir para que eu pudesse dar um golpe de Estado junto com ele”, afirmou o Senador capixaba.

A revista em questão antecipou a divulgação do relato do senador para a manhã desta quinta, 02, e explicou como se daria a operação bolsonarista. Pouco depois das eleições e no contexto dos protestos bolsonaristas na porta dos quartéis, o senador Marcos do Val tentaria uma audiência com o ministro do STF Alexandre de Moraes. Nessa audiência, Do Val estaria secretamente de posse de um microgravador, cedido pelo GSI (cujo gabinete era então comandado pelo general Heleno), e, no curso da conversa Do Val induziria Moraes a admitir que estaria agindo de forma autoritária, unilateral e acima da Constituição. 

O plano foi apresentado a Do Val em uma reunião sigilosa ocorrida no Alvorada, com Silveira e Bolsonaro, no dia 10/12, uma sexta-feira. Segundo Do Val, Silveira afirmava ao senador que “Você será um herói nacional” caso Do Val embarcasse na operação. Nas mensagens obtidas pela Veja, Silveira insistia continuamente para que Do Val aderisse ao plano: ““Não sei se você compreendeu a magnitude desta ação. Ela define, literalmente, o futuro de toda a nação”.

Contudo, dias depois Daniel Silveira obteve de Do Val a seguinte frase como resposta ao seu convite: “Irmão, vou declinar da missão”, que ainda a classificou como “uma ação esdrúxula, imoral e até criminal”, em relato à revista. Entretanto, o áudio obtido desse diálogo, caso se efetivasse de acordo com os planos bolsonaristas, confirmaria o discurso de que Bolsonaro foi prejudicado nas eleições, por ação do STF, particularmente pela interferência da figura de Alexandre de Moares, que também acumula a presidência do TSE. Assim, ainda conforme o plano, esse áudio seria usado como peça de propaganda bolsonarista para agitar as redes sociais e os grupos de whatsapp, pedir a prisão do ministro Alexandre de Moraes, a anulação das eleições e, assim, legitimar a permanência de Bolsonaro na presidência. Em outras palavras, seria uma tentativa de golpe. 

Junto com essa revelação publicada pela Veja, Do Val também anunciou sua retirada da vida política, sob alegação de ter sofrido um infarto e em razão dos “ataques e as ofensas” que vem sofrendo, segundo ele.

O golpista Daniel Silveira, que não foi reeleito para o cargo, foi preso na manhã desta quinta, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, em razão do descumprimento de medidas cautelares: não uso de tornozeleira eletrônica e descumprimento da proibição de usar redes sociais. Mas é bom também que seja investigado, tendo em vista a denúncia de Do Val, e passe bastante tempo preso.

Bolsonaro, o golpista maior, também não pode ficar impune. É urgente que seja determinada sua volta imediata ao país, para que seja investigado, julgado e preso por todos os crimes que cometeu e tentou cometer contra o país.