Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Novos vereadores e vereadoras do PSOL tomam posse após eleição de parlamentares federais e estaduais

PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
PSOL

Com a posse nesta semana de parlamentares no Congresso Nacional e em diversas Assembleias Legislativas brasileiras, uma série de suplentes vêm assumindo novos mandatos nas Câmaras Municipais.

E com a maior votação nacional da história do PSOL nas eleições de 2022, não foi diferente: mais de uma dezena de parlamentares que ocupavam cadeiras municipais pelo partido foram eleitos e eleitas para para a Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

De Norte a Sul do país, o crescimento do PSOL se refletiu com a entrada de novos vereadores e vereadoras nas Câmaras Municipais. Veja abaixo as cidades em que novos parlamentares tomam posse pelo partido e quem eles e elas estão substituindo:

  • Aracaju (SE): Com a eleição de Linda Brasil para ser a primeira mulher trans na Assembleia Legislativa do Sergipe, Professora Sonia Meire assume como vereadora para manter a representação do PSOL na capital do estado.
  • Belém (PA): Após 2 anos como vereadora da capital paraense, Lívia Duarte foi eleita deputada estadual e assim foi substituída pelo mandato coletivo Bancada Mulheres Amazônidas.
  • Belo Horizonte (MG): Bella Gonçalves foi eleita deputada estadual para representar o PSOL na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e assim Cida Falabella, que já havia sido vereadora de Belo Horizonte pelo PSOL entre 2016 e 2020, reassumiu o mandato na Gabinetona do PSOL em BH.
  • Florianópolis (SC): Marquito, que era vereador da capital catarinense pelo PSOL desde 2017, foi eleito para ser deputado estadual após seis anos e, com isso, Tânia Ramos se tornou a primeira mulher negra, em mais de 300 anos de história, a assumir um mandato na Câmara Municipal de Florianópolis.
  • Porto Alegre (RS): Com a eleição de Matheus Gomes para compor a bancada do PSOL na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ao lado de Luciana Genro, o Professor Alex Fraga, que já foi vereador de Porto Alegre em outros mandatos, assume mais uma vez como representante do PSOL na Câmara Municipal.
  • Recife (PE): Dani Portela foi eleita deputada estadual em Pernambuco após ter sido vereadora de Recife por dois anos, e assim o mandato coletivo Pretas Juntas assume em seu lugar na Câmara Municipal até o final de 2024.
  • Rio de Janeiro (RJ): Após a eleição Tarcísio Motta e Chico Alencar entre os mais votados para deputado federal no Rio de Janeiro, eles serão substituídos por Luciana Boiteux e Mônica Cunha, fazendo a bancada do PSOL na Câmara Municipal do Rio passar a ter maioria feminina.
  • São Gonçalo (RJ): Com a ida de Professor Josemar para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro após ser eleito deputado estadual, o mandato do PSOL em São Gonçalo passa a ser da agora vereadora Janilce Magalhães.
  • Vitória (ES): Camila Valadão foi a mulher mais bem votada da história para deputada estadual no Espírito Santo, com mais de 50 mil votos, e assim o seu suplente na Câmara Municipal de Vitória, André Moreira, será vereador até o final do mandato, em 2024.

Matéria originalmente publicada no portal do PSOL