Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

CBTU faz chantagem com os trabalhadores de BH

da redação
Reprodução

Ontem (30) à noite, reunidos em Brasília, os sindicatos de base da CBTU foram surpreendidos com a proposta de reposição salarial da CBTU: 100% do INPC e mais 60 reais (incorporado aos salários) para os salários mais baixos (para quem ganha até R$2.410,27, além de outros ganhos).

Essa proposta, se não fosse pelo momento, até que poderia ser discutida, mas o problema é a condicionante: o fim imediato da greve dos trabalhadores de BH, greve essa que não é por aumento e sim contra as demissões dos mais de 1500 responsáveis de famílias que perderão os seus empregos com a privatização marcada para 28 de julho.

Além de ser uma chantagem, é também uma forma de jogar os trabalhadores uns contra os outros, na medida em que a greve é só na Unidade BH/Contagem. Ao condicionar o aumento ao fim dessa mobilização, o que a empresa espera é que os trabalhadores de BH/Contagem, Natal, Recife, Alagoas e João Pessoa briguem entrem si e enfraqueçam a mobilização.

Contra a tentativa de divisão dos trabalhadores, devemos responder com a solidariedade e mais união entre os trabalhadores, pois podemos perder ou ganhar em uma greve, mas esse nunca é o resultado principal. O resultado principal sempre será o fortalecimento da unidade entre os trabalhadores para os enfrentamentos futuros.

Confira a ata da reunião: