Pular para o conteúdo
MUNDO

Chile: pesquisa indica vitória da esquerda no segundo turno

A pesquisa, cujos resultados foram divulgados neste domingo, mostra que o candidato presidencial do Apruebo Dignidad continua com 39% das preferências para a votação, enquanto o porta-estandarte da Frente Social Cristã alcança 33%. Os que não votariam, não sabem ou não respondem passaram de 22% para 28%.

da redação

A última pesquisa do Cadem, cujos resultados foram divulgados neste domingo, mostra que o candidato presidencial do Apruebo Dignidad, Gabriel Boric, venceria no segundo turno das eleições presidenciais – dia 19 de dezembro – porta-estandarte da Frente Social Cristã , José Antonio Kast.

Boric continua com 39% das preferências, enquanto José Antonio Kast atinge 33%. Os que não votariam, não sabem ou não respondem passaram de 22% para 28%.

Fazendo uma projeção atual do segundo turno, o representante da Frente Ampla obteria 54% dos votos e o candidato do Partido Republicano chegaria a 46%.

Segundo a pesquisa,  38% dos que votaram no candidato do Partido Popular, Franco Parisi, no primeiro turno, o fariam agora por Boric; 23% são a favor de Kast e 39% estão indecisos. No caso dos que votaram em Sebastián Sichel, 16% agora apoiariam Boric: 53% para Kast e 31% estão indecisos.

Por fim, entre as questões mais relevantes para a cidadania neste segundo turno, Gabriel Boric aparece como líder em direitos sociais (57%), pensões (53%) e questões sobre mulheres (65%), enquanto Kast fica com o crime (54%) e crescimento econômico (51%).

Marcado como:
América Latina / chile