Pular para o conteúdo
BRASIL

Pará: Na terra cabana o 29M será potente

Atos do Fora Bolsonaro ocorrerão em sete cidades do Pará. Em Belém, haverá recolhimento de alimentos

Gizelle Freitas*, de Belém, PA
Maju Venâncio / Afronte!

“Se em meio a uma pandemia o povo vai pra rua protestar é porque o Presidente é mais letal que o próprio vírus”, essa frase de luta do povo colombiano é a tônica do 29M de norte a sul.

No estado do Pará, acontecerão atos em vários municípios no dia 29 de maio. Em Belém fizemos duas plenárias (virtuais) de organização, com cerca de 100 pessoas em cada, e com muita unidade, com dezenas de entidades sindicais; centrais sindicais; movimento popular; coletivos feministas; estudantis; de negritude; LGBTQI; partidos de Esquerda e lutadoras/es independentes de diversas frentes. Pela fúria represada contra toda essa tragédia causada pelo Bolsonavírus, a tendência é acontecer uma grande manifestação.

Vale ressaltar que o SINTEPP (Sindicato de Trabalhadoras/es da Educação do Estado do Pará) vai organizar uma carreata neste dia. Então, quem não se sentir à vontade pra estar na caminhada, terá a opção de se manifestar indo com seu carro, bike ou moto.

Segurança sanitária

A comissão organizadora está tomando todas as providências possíveis de biossegurança – serão distribuídas máscaras PFF2, álcool em gel, e foi montada uma comissão de saúde que vai se distribuir pelo ato para chamar atenção as pessoas quanto ao distanciamento seguro entre elas. Também em função da segurança sanitária, a orientação é não ter distribuição de panfletos, justamente para não haver repasse de material de mão em mão. E as falas serão em dois formatos: quem preferir pode mandar áudio que será transmitido no carro de som, e quem se sentir à vontade, vai poder falar diretamente no microfone. É possível ocuparmos as ruas com responsabilidade pela nossa vida e dos nossos.

Em todos esses meses de pandemia, com a fome batendo mais forte na porta de milhares de famílias (19 milhões segundo o IPEA) há um levante de solidariedade impulsionado pelos movimentos sociais. Por isso, uma ideia importante foi arrecadar alimentos no 29M. Quem for para o ato, se puder, poderá levar algum alimento, em Belém serão colocadas tendas específicas para esse fim e as campanhas de solidariedade que estão construindo o ato irão, ao final, dividir o que for arrecadado.  

Confira as cidades do Pará onde haverá ato (até o fechamento deste texto):

 

  • Belém: Concentração Praça da República às 08h
  • Castanhal: Concentração Praça da Estrela às 16h
  • Abaetetuba: Concentração Praça do Barco às 15h
  • Marabá: Concentração Hospital Regional às 08h
  • Altamira: Concentração Equatorial Energia às 08h
  • Santarém: Concentração Praça de Eventos às 17:30  
  • Cametá: Concentração Praça das Mercês às 08h.

 

Bota tua PFF2, leva teu álcool em gel, e vamos balançar as estruturas do podre poder! #29MForaBolsonaro

O Brasil está em luto, são mais de 450 mil mortes para uma doença que já tem vacina. A política negacionista, mas também anti-humanitária do Bolsonaro e de seu governo, nos fez chegar até aqui. Mesmo dentro de nossas casas estão nos matando, como acontece diariamente com o povo negro, vide a chacina do Jacarezinho, mas também nosso povo mais pobre está morrendo de fome, pois o auxílio emergencial de R$ 150,00 é um deboche e milhares de famílias estão de fora dessa segunda rodada do auxílio.

Enquanto isso o presidente faz passeios de moto com um sorriso no rosto (dá pra ver porque não usa máscara) que reflete o projeto de morte da extrema direita, do bolsonarismo. Por isso, precisamos fazer um forte dia nacional de manifestação nas ruas no 29M, mostrar a força do poder popular. Não podemos esperar para somente em 2022 derrotar esse projeto de necropoder, Arrancar Bolsonaro da Presidência é a tarefa prioritária nesse momento, é pelas nossas vidas! Temos que transformar o luto em luta, de forma nacional e organizada. 

*Gizelle Freitas é Assistente Social e Mestra em Serviço Social.