Pular para o conteúdo
MUNDO

Nathan Leung, ativista sindical de Hong Kong e perseguido político, estará no Brasil em outubro

Nathan participará do congresso da CSP-Conlutas e de um debate na Faculdade de Direito da USP, no dia 10 de outubro.

Campanha “Stop Repression in Hong Kong"
Reprodução

Nathan Leung

Hong Kong é hoje centro das atenções internacionais com manifestações multitudinárias envolvendo milhões de pessoas.

Esse movimento de massas luta por direitos democráticos e por uma investigação séria sobre a brutalidade policial sem precedentes adotada na repressão a essa mobilização histórica. O movimento contra o governo local também exige eleições democráticas que substituam o atual sistema em que apenas 1200 milionários e VIPs ‘elegem’ o governo.

Estes são os maiores protestos de massas da história de Hong Kong, com cerca de dois milhões de participantes em marchas e mais de 350 mil trabalhadores participando em duas greves gerais de 24 horas.

Em meio a essas mobilizações, Hong Kong enfrenta também uma onda de “terror branco” empresarial – demissões, espionagem e intimidação – contra trabalhadores e sindicalistas que manifestam o seu apoio ao movimento de protestos massivos.

Nathan Leung Lai Pong, ativista sindical, militante socialista e trabalhador terceirizado do HSBC em Hong Kong, foi demitido em 5 de setembro após participar da greve geral contra o governo dois dias antes e dar entrevistas à imprensa sobre a necessidade de um sindicato para os trabalhadores bancários.

Nas últimas semanas, empresas de Hong Kong em muitos setores têm sido encorajadas pelo regime chinês a reprimir os sindicatos e trabalhadores que participam dos protestos de massas, as greves gerais (duas desde 5 de agosto) e até mesmo por expressar apoio ao movimento nas redes sociais.

Isso mostra as fortes ligações entre o grande capital de Hong Kong e o regime autoritário de Pequim. Isso também reflete os temores dos capitalistas de que os sindicatos tradicionalmente fracos em Hong Kong pudessem ser fortalecidos e radicalizados como resultado dos atuais protestos de massas.

Nathan Leung estará no Brasil entre no início de outubro para denunciar essa perseguição política e sindical e receber a solidariedade do movimento sindical e democrático no Brasil. Ele participará do Congresso Nacional da CSP-Conlutas entre os dias 3 e 6 de outubro, além do Encontro da Rede Sindical de Solidariedade no dia 7 do mesmo mês. Ambas as atividades acontecerão em Vinhedo, interior do estado de São Paulo.

Nathan também participará de um debate na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco (São Paulo), no dia 10 de outubro, 19 horas. Essa atividade abordará a temática “Hong Kong – a luta de massas e o papel da esquerda – não à perseguição aos ativistas”.

Entre outras atividades em universidades e sindicatos, Nathan Leung também estará disponível para entrevistas e contatos com a imprensa em geral.

Estas atividades estão sendo organizadas pela campanha “Stop Repression in Hong Kong” e seus apoiadores no Brasil.

Para mais informações do contexto da situação em Hong Kong e da campanha internacional de solidariedade veja:
https://stophkrepression.net/
https://chinaworker.info/en/

Marcado como:
Hong Kong