Pular para o conteúdo
MUNDO

Hong Kong: HSBC demite ativista por participar da greve geral de setembro

Nathan Leung, militante do CIT em Hong Kong, é perseguido pelo gigante bancário HSBC

Por Correspondentes da Ação Socialista em Hong Kong
Reprodução

Nathan Leung

Hong Kong enfrenta uma onda de “terror branco” empresarial – demissões, espionagem e intimidação – contra trabalhadores e sindicalistas que manifestam o seu apoio ao movimento de protestos massivos. Nathan Leung Lai Pong, militante da Ação Socialista (CIT em Hong Kong) e trabalhador terceirizado do HSBC, foi demitido em 5 de setembro após participar da greve geral contra o governo dois dias antes e dar entrevistas à mídia sobre a necessidade de um sindicato para trabalhadores bancários.

O HSBC é o maior banco da Europa e o quinto maior do mundo, embora quatro quintos de seus negócios sejam realizados na China e na Ásia. O banco foi tornando-se profundamente comprometido com a ditadura chinesa, sendo que a seguradora estatal Ping An é hoje a maior acionista individual do HSBC.

Nas últimas semanas, empresas de Hong Kong em muitos setores têm sido encorajadas pelo regime chinês a reprimir os sindicatos e trabalhadores que participam dos protestos em massa, as greves gerais (duas desde 5 de agosto) e até mesmo por expressar apoio ao movimento em mídias sociais. Isso mostra as fortes ligações entre o grande capital de Hong Kong e o regime autoritário. O HSBC, juntamente com muitas outras grandes empresas, publicou anúncios pagos em jornais condenando os protestos. Isso também reflete os temores dos capitalistas de que os sindicatos tradicionalmente fracos em Hong Kong pudessem ser fortalecidos e radicalizados como resultado dos atuais protestos em massa.

Uma desaceleração global está chegando, aumentando a perspectiva de demissões, cortes salariais e mais austeridade. Em agosto, o HSBC anunciou a eliminação de 4 mil postos de trabalho em sua força de trabalho global. As empresas em Hong Kong estão utilizando a atual repressão do regime contra os protestos de massa para atacar e enfraquecer os sindicatos. Isto fica evidente no setor aeronáutico, onde pelo menos 20 trabalhadores foram demitidos nas últimas semanas, incluindo a líder de um dos maiores sindicatos de comissários de bordo.

Nathan Leung foi demitido depois de ter participado na greve geral de setembro

O CIT, juntamente com a campanha “Stop Repression in Hong Kong”, está chamando a realização de protestos internacionais contra o HSBC no dia 2 de outubro em solidariedade a Nathan Leung. Estamos pedindo aos sindicatos, organizações de esquerda e movimentos sociais que se juntem aos protestos e enviem mensagens ao HSBC e à mídia local, protestando fortemente contra os ataques aos sindicatos e aos direitos democráticos em Hong Kong.

Material de campanha, cartazes em inglês e chinês, folhetos, arte de campanha, estarão disponíveis em breve em worldsocialist.netchinaworker.info e stophkrepression.net.

 

Fonte: https://www.lsr-cit.org/?p=3706

 

Marcado como:
Hong Kong