Pular para o conteúdo
BRASIL

TV ataca sindicatos e ativista em Ribeirão Preto (SP). Leia a nota de repúdio

Toda solidariedade à Caio Cristiano

Manifesto
reprodução

NOTA DE REPÚDIO

Recentemente o Jornal da Clube produziu uma reportagem atacando diretamente organizações da classe trabalhadora (APEOESP, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS) e ativistas, criminalizando a luta daqueles que defendem educação pública de qualidade para o povo trabalhador de Ribeirão Preto. O objetivo da reportagem foi o de defender a venda das creches municipais para organizações sociais – o que vai produzir redução considerável da qualidade do ensino nas unidades terceirizadas.

Não é a primeira vez que o Jornal produz  esse tipo de reportagem. Greves de servidores municipais, atividades da APEOESP e mobilizações populares são objetos frequentes de reportagens sensacionalistas e tendenciosas numa campanha permanente de ataques contra as lutas populares e agitação das pautas ultraliberais como terceirizações, reforma da Previdência, criminalização da pobreza, retirada de direitos trabalhistas sempre com uma narrativa ideológica buscando fazer os interesses do empresariado mais reacionário parecer os interesses da população em geral.

A UNIDADE COM OS NEOFASCISTAS

A reportagem citada estréia um fato novo, a unidade do Jornal da Clube com organizações neofascistas como o MBL e DIREITA SP-RP.  Como a propaganda a favor da venda das creches não se mostrou suficiente para garantir a aprovação na Câmara de Vereadores, a reacionária burguesia local resolveu recorrer ao apoio direto das organizações neofascistas, cuja função é atuar no combate direto e físico aos trabalhadores mobilizados, às suas organizações sindicais, movimentos, partidos e ativistas.

No dia da votação da PL 134/19 (terceirização das creches), a tática dos neofascistas foi a de se infiltrar na mobilização popular, fazer suas tradicionais provocações para distrair o movimento e dar tranqüilidade aos vereadores governistas para aprovarem o projeto. O que não deu certo. Rechaçados pelos trabalhadores, em sua maioria mulheres, os provocadores foram obrigados a se retirarem do plenário, humilhados e derrotados naquela batalha.  Num exemplo claro de democracia direta em que os trabalhadores mobilizados decidem quem deve ou não participar de suas mobilizações.

Foi a derrota nessa batalha, que feriu o orgulho dos neofascistas e atingiu os interesses do empresariado local, que justifica a reportagem tão raivosa, caluniadora e tendenciosa veiculada pelo Jornal da Clube.

Além da investida contra Sindicatos, a reportagem centrou fogo em um ativista defensor da qualidade dos serviços públicos, dos direitos trabalhistas e dos servidores municipais, Caio Cristiano. Contudo, a verdadeira intenção da ultradireita é desmobilizar os trabalhadores que resistem ao desmonte dos serviços públicos e a retirada de direitos sociais e democráticos.

A unidade entre os neofascistas e as organizações ultraliberais não visa apenas garantir a venda das creches municipais ao setor privado, mas também apoiar a reforma do IPM, a terceirização de mais serviços públicos municipais e até uma possível privatização do Daerp, mesmo que para isso utilizem os expedientes mais vis, como a força física, ataques e calúnias públicas.

Somente a mais ampla unidade e solidariedade entre os trabalhadores, seus sindicatos; partidos e movimentos poderá garantir a defesa das necessidades e interesses do povo trabalhador.

 

  • REPUDIAMOS A REPORTAGEM DO JORNAL DA CLUBE E SUA UNIDADE COM OS NEOFASCISTAS!
  • NENHUM DIREITO A MENOS!
  • TODA NOSSA SOLIDARIEDADE AO CAIO CRISTIANO!

 

ASSINAM (Primeiras assinaturas):

PRIMEIRAS ASSINATURAS:
Oposição Conlutas
Fernando Tremura, presidente diretório municipal do PT
Edson Fedelino, dirigente sindical CUT-RP
Alexandre Pastova, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto
Nelson Barbosa, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto
Psol
Resistência/Psol – Ribeirão Preto
João Braz, presidente do diretório municipal do Psol-RP
João Zafalão, diretor licenciado da APEOESP e do diretório estadual do PSOL-SP
Aproferp – Associação dos profissionais da Educação de Ribeirão Preto
Professor Lages
Geni, Sindsprev-RP
Antonio Sebastião – PSTU-RP
Resistência Caipira – torcida do Antifascista do Botafogo
Bafomunista – torcida Antifascista do Comercial
ONG Casa da Mulher
Assojuris – Associação dos Servidores do Judiciário
Ulysses Strogff de Matos, presidente da Regional de Ribeirão Preto do Sindicato dos Médicos de São Paulo
Donizete Ap. Barbosa – diretor estadual da CTB e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto
Dr. Vladimir Poleto, advogado especialista em Direito Civil e Processual Civil, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito e Processo do Trabalho
Andrea Rizzi – professora da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto