Pular para o conteúdo
BRASIL

Fátima Fernandes presente, agora e sempre!

Nesta segunda, 21 de junho, faz um ano do falecimento de Fátima Fernandes, dirigente da Resistência/PSOL, em Ribeirão Preto

Caio Cristiano, de Ribeirão Preto, SP

Hoje faz um ano que perdemos Fátima Fernandes. Mas ela não nos deixou, vive no meio de nós. A todo momento ainda ouço na memória seus conselhos, suas orientações e puxões de orelha – que Fátima distribuía a todos e todas com a autoridade e ternura e dureza que lhe era peculiar.

Tornei-me um homem consciente já maduro. Devo essa evolução política à Fátima e a sua obsessão em construir o partido da revolução. Sigo por essa trilha faz uns 15 anos. Comecei minha militância no Partidão, e por ocasião da construção de uma frente eleitoral de esquerda, marcamos uma reunião com Fátima, então dirigente do PSTU. Foi a primeira vez que a vi, e nunca mais esqueci daquele dia e daquela figura impactante. Não demorou muito para ela me apresentar o Programa de transição de Trótski e na sequencia o “Morenaço”. Seguimos fazendo algumas conversas pelos botecos da vida sobre política, marxismo, trotskismo, morenismo, poesia, arte, vida militante, moral revolucionária e a urgente e necessária construção do partido de ação para a revolução mundial. Foi um período de namoro político que resultou num casamento sólido. Sou muito grato a ti, Fátima, pelo trabalho de captação que fez comigo, pelas orientações e os memoráveis puxões de orelha – o que, além de tudo, fez de mim um ser humano muito melhor.

Desde então sigo militando na esquerda revolucionária. É uma vida difícil que exige dedicação, abnegação, “paciência revolucionária”, análise concreta da realidade concreta e muito sacrifício. Mas se fosse fácil, não precisaria da gente…

Nos momentos mais duros da vida militante, relembro Fátima citando a frase muito conhecida do velho: “Todas as revoluções são impossíveis, até se tornarem inevitáveis”.

Por fim, neste dia que completamos um ano sem Fátima Fernandes, eu não poderia dizer outra coisa, a não ser reafirmar o compromisso de dedicar minha vida à luta pela emancipação da classe trabalhadora, construindo a Resistência e o PSOL.

FÁTIMA FERNANDES, PRESENTE AGORA E SEMPRE!
VIVA A RESISTÊNCIA E O PSOL!
VIVA A REVOLUÇÃO SOCIALISTA!
FORA BOLSONARO E MOURÃO!