Pular para o conteúdo
BRASIL

Comitê PSOL com Lula é inaugurado em Ribeirão Preto

Atividade buscou debater ideias e preparar a militância para o início da campanha eleitoral

Mauro Inácio*, de Ribeirão Preto (SP)

Na última sexta-feira, 01/07, um grande evento marcou o lançamento do primeiro Comitê PSOL Com Lula no município de Ribeirão Preto (SP). O evento foi convocado pela Resistência/PSOL e contou com a presença da Bancada Feminista do PSOL, que cumpria agenda na cidade, como parte da rodada da pré-candidatura em várias regiões do estado.

Lideranças e ativistas mais importantes da cidade compareceram à inauguração do comitê. O Partido dos Trabalhadores, o MST, a União dos Movimentos de Moradia (UMM), as principais correntes do PSOL, a CUT, a CTB, vereadores de esquerda, personalidades públicas, o movimento LGBTQIA+, o Blog o Calçadão, o Afronte! e representantes de Grêmios secundaristas enviaram representações e saudaram a iniciativa.

Com a casa cheia, o evento foi iniciado por uma série de saudações, uma intervenção política feita pelo companheiro Melo, da Resistência Ribeirão Preto. (veja vídeo). O fechamento das intervenções políticas ficou a cargo da BANCADA FEMINISTA com uma fala potente e muito representativa (veja vídeo).

Na sequência todos os presentes caíram no samba com o grupo Batuka Nega, formado por mulheres negras. O fechamento da atividade foi feito pelo grupo de Rock Categoria O, formado por professores da rede estadual de ensino.

“Nós precisamos e vamos derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas, mas para isso precisamos organizar todos e todas que querem participar dessa luta. Mas num momento em que a vida está tão dura, precisamos fazer desses eventos e dessas lutas uma festa dos/as oprimidos/as e explorados/as, no mesmo sentido do que disse Lenin quando afirmou que as revoluções são festas dos oprimidos e dos explorados… Foi por isso que nossa atividade foi muito elogiada pela militância do partido e das diversas organizações presentes”, disse Caio Cristiano, da Direção da Resistência e da Executiva do PSOL-RP.

A Resistência também divulgou um formulário, para receber inscrições de pessoas interessadas em se juntar aos comitês de campanha em Ribeirão Preto. O cadastro pode ser feito nesse link.

* professor de historia e dirigente na APEOESP.