Pular para o conteúdo

11 coisas pouco divulgadas sobre Brasília

Copywrite (Derechos reservados) [email protected]

Brasília completa 57 anos hoje. Você conhece mesmo a capital do país? Veja 11 coisas que quem é de fora normalmente não sabe sobre a cidade:

1) A Construção de Brasília só foi possível com a exploração desumana de operários. Jornadas de até 16 horas, várias mortes, comida ruim e repressão policial a qualquer revolta. Veja no documentário “Conterrâneos Velhos de Guerra”, do cineasta Vladimir Carvalho: https://www.youtube.com/watch?v=iDcz3Uw21wI

2) Quem fez o desenho do Plano Piloto em forma de avião não foi Oscar Niemeyer. Foi o arquiteto Lúcio Costa. Niemeyer fez o desenho dos prédios, como o do Congresso.

3) O que costumam chamar de “Brasília” é o Plano Piloto, a parte planejada da cidade. Ali mora menos de 10% da população do Distrito Federal. Mais de 90% mora nas chamadas cidades-satélites, que têm o mesmo governo que o Plano Piloto. Boa parte da população desses lugares também se reivindica brasiliense.

4) Brazlândia, cidade-satélite de Brasília, é o 3º maior produtor de morangos do país. No Distrito Federal existe uma agricultura moderna e diversificada. Brasília é auto-suficiente em hortaliças.

5) Em Brasília fica a segunda maior favela do país, chamada de Sol Nascente. São mais de 60 mil pessoas vivendo em condições precárias e sem serviços básicos de saúde e saneamento.

6) Mesmo sem mar, o Distrito Federal tem a quarta maior frota de barcos do país. Isso graças ao Lago do Paranoá, que é próprio para navegação.

7) Brasília é o centro de uma área metropolitana de quase quatro milhões de habitantes, quinta maior do país, que inclui o Distrito Federal e cidades de Goiás e Minas Gerais. Brasília tem um alto índice de desenvolvimento humano não porque é rica, mas porque a parte que trabalha na cidade e mora em outros estados e não entra nas estatísticas. No chamado “Entorno de Brasília” os índices de desemprego e violência ainda são muitos altos.

8) Capital do Rock? Não apenas. Em Brasília existe a maior festa de São João do Centro-Oeste, que chega a reunir mais de 100 mil pessoas. O rap também se destaca com nomes como Gog. O Raggae também é bem presente e já revelou bandas como Natiruts.

9) Metade da população vem de outros estados. Deste total, metade é nordestina. Brasília é uma cidade com forte presença de maranhenses e piauienses.

10) O lugar onde foi construída Brasília é considerado sagrado. Há forte presença de grupos místicos, como Vale do Amanhecer e Cultura Racional. Até o Inri Cristo mora aqui.

11) Brasília “existe” desde 1808, quando José Bonifácio, membro da corte portuguesa, pensou em transferir a capital para o centro do país. Em 1891, o astrônomo Luís Cruls veio para o Planalto Central e demarcou o “quadrilátero Cruls”, onde se encontra hoje o Distrito Federal. Apenas em 1960 Brasília virou realidade.

Foto: wikipedia

Marcado como:
brasilia