Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Mulheres de todo o país ocuparão o Congresso Nacional neste dia 13

da redação
stf-protesto-aborto-2018-6002
Adriano Machado/Reuters

Ocorrerá em Brasília neste dia 12 e 13 o evento Ocupa Congresso pela vida das mulheres e meninas, organizado pela Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto e pela Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular.

A poucos dias de ocorrido o caso de uma criança de 11 anos que engravidou depois de sofrer estupro e quase teve seu legítimo direito ao aborto impedido, e do caso da atriz Klara Castanho, o evento em questão propõe-se a ser uma iniciativa de resistência aos “ataques e ameaças legislativas aos direitos reprodutivos, ao direito ao aborto legal em especial” e ao “agravamento da agenda conservadora antidireitos no Brasil” e terá como pauta: “Diálogo sobre ações de cuidado e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres no Brasil”

Segundo as organizadoras do encontro, “o objetivo é abrir um diálogo com parlamentares não identificadas com a agenda de retrocessos que tenta ser imposta pelo segmento religioso fundamentalista do parlamento brasileiro”.

Uma iniciativa fundamental sobretudo, levando-se em conta o fato de que o Brasil registra uma média de 6 abortos por dia em meninas entre 10 e 14 anos vítimas de estupro e a educação sexual nas escolas é vista pelos conservadores como uma forma de antecipação da vida sexual em crianças e adolescentes.

Um dos pontos altos do encontro será o ato previsto para ocorrer no Hall da Taquigrafia da Câmara, às 12h do dia 13.

Ninguém deve morrer, ser presa, maltratada ou humilhada por ter feito um aborto! Nem as mulheres, jovens e meninas, nem pessoas com capacidade de gestar!

Ocupa Congresso pela vida das mulheres e meninas