Pular para o conteúdo
BRASIL

Lula faz ato hoje em Brasília, primeiro após o assassinato em Foz do Iguaçu

da redação

Está agendado para a tarde desta terça-feira, 12, em Brasília, mais um ato do movimento Juntos Pelo Brasil, na pré-campanha presidencial de Lula. O ato dá continuidade ao giro nacional que vem sendo realizado pelo ex-presidente e que em julho passou por Salvador (BA, no dia 02, pelo Rio de Janeiro (RJ), no dia 07, e por Diadema (SP), no sábado, 9. Ao contrário dos anteriores, o ato no Distrito Federal já estava programado para ser realizado em um local fechado, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o que não impedirá o seu caráter massivo – são esperadas cerca de 10.000 pessoas. 

O evento ocorre logo após ao bárbaro assassinato político do militante petista de Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda, que certamente será lembrado e homenageado ao longo do evento. Poucos dias antes deste assassinato, um bolsonarista havia realizado um atentado a bomba contra ativistas presentes no ato que ocorria na Cinelândia, na quinta-feira, 07. 

Apesar de não ser divulgado, espera-se um forte esquema de segurança na noite de hoje, incluindo uma revista com o uso de detectores de metal. A segurança foi tema da reunião do conselho político da campanha de Lula, realizado nesta segunda, 11, que debateu também a necessidade de elevar o tom de denúncia, nos palanques e em órgão como o STF, a OAB e o CNJ, contra a campanha de ódio movida por Bolsonaro, aspecto que tem sido defendido também pelo presidente do PSOL, Juliano Medeiros, dentro do Conselho de campanha. O crime político e os demais ataques reforçam a necessidade de seguir em mobilização para derrotar o bolsonarismo, a despeito de todas as tentativas de intimidação por parte do governo. 

A violência política e o golpismo são também sinais do desespero bolsonarista, com o crescimento de Lula e a possibilidade de uma vitória em primeiro turno.

“A virada já está acontecendo, Lula já acumula 37% dos votos válidos no DF, mas Bolsonaro vem logo atrás, com 34% dos votos. Por isso é fundamental que mostremos nosso apoio a Lula e dizer que o DF não é um reduto bolsonarista! Então vamos juntes esperançar um novo DF e um novo Brasil!”

“A virada já está acontecendo, Lula já acumula 37% dos votos válidos no DF, mas Bolsonaro vem logo atrás, com 34% dos votos. Por isso é fundamental que mostremos nosso apoio a Lula e dizer que o DF não é um reduto bolsonarista! Então vamos juntes esperançar um novo DF e um novo Brasil!”, convoca Madu Krasny, da pré-candidatura Mulheres de Todas as Lutas, do PSOL-DF.

A agenda de Lula em Brasília ainda inclui reunião com parlamentares nesta quarta-feira, 13, quando finaliza sua passagem pela capital federal.

Ato público com Lula em Brasília

Dia: 12 de julho
Horário: 17h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

O público interessado em comparecer ao evento deve se credenciar por aqui.