Pular para o conteúdo
BRASIL

Servidores públicos fazem atos no Congresso Nacional em defesa da democracia

da redação*
Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral em defesa das Eleições e Contra a Violência Política
Divulgação/Pública Central do Servidor

A Jornada de Luta em Defesa da Democracia e dos Serviços Públicos foi convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), entre os dias 1° e 3 de agosto. Na noite de segunda, 01, e na manhã desta terça-feira, 02, a agenda teve início com a recepção de parlamentares no Aeroporto Internacional de Brasília. O Congresso Nacional retoma as atividades após o recesso e a Câmara dos Deputados prepara uma agenda de votação intensa para os próximos dias.

Na manhã desta terça-feira, 02, ocorreu um ato público em defesa das eleições e contra a violência política, no Auditório 7 do Senado Federal, com a participação de lideranças políticas, entidades e parlamentares e representantes de embaixadas. A atividade foi promovida pela Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, que reúne mais de 200 entidades e organizações da sociedade civil, entre elas a ABJD, e que firmou compromisso com o TSE, em encontro com o ministro Edson Fachin, de defender o sistema eleitoral dos constantes ataques promovidos pelo presidente Jair Bolsonaro. A atividade fez parte do calendário de lutas da Campanha Nacional Fora Bolsonaro.

Ainda nesta terça-feira, a partir das 14h, haverá uma concentração no Espaço do Servidor, seguido de uma marcha na Esplanada até o Ministério da Economia, onde ocorrerá um ato, em protesto pela falta de reajustes durante o governo Bolsonaro e ataques ao serviço público.

Na quarta, 03, às 10h, haverá novo ato no Congresso Nacional, em defesa do Serviço Público e da Democracia, e, na parte da tarde, um ato em frente ao Superior Tribunal Federal. A jornada dá continuidade aos protestos realizados pelo funcionalismo em 2021 em Brasília, com esforços concentrados e vigílias, que, somados a uma forte pressão nos estados e ao desgaste do governo, impediram o avanço da reforma administrativa na Câmara dos Deputados.

* Com informações do FONASEFE.