Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Unifesp Baixada Santista ocupada

Por: Raphael Guedes, da Baixada Santista, São Paulo

A onda de ocupações de escolas e universidades chegou na Baixada Santista. Nesta quinta-feira (03), a assembleia estudantil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) campus Baixada Santista decidiu por ocupar um dos prédios da universidade.

O objetivo da ocupação é a luta contra os ataques contínuos do governo ilegítimo de Temer, como a #PECdoFimDoMundo, a Reforma do Ensino Médio e a Lei da Mordaça. Amanhã, a unidade que abriga os cursos de Ciências do Mar também terá uma assembleia para decidir sobre uma possível ocupação do outro prédio.

Desde que o governo golpista de Temer subiu ao poder, a juventude tem protagonizado atos na região, chegamos a reunir mais de 2 mil pessoas em Santos logo após o impeachment. A maioria dos que participam são jovens. Como no resto do país, os atos contra o governo diminuíram, mas os movimentos da região têm buscado retomar o processo de mobilização. Na Unifesp, foi organizado o Comitê Nenhum Direito a Menos. Estudantes e professores da região organizaram uma frente de mobilização e a Assembleia Geral da Educação da Baixada Santista. As organizações da esquerda socialista formaram o Bloco da Esquerda Socialista da Baixada Santista.

Agora com a ocupação da Unifesp, essas iniciativas e o processo de mobilização podem tomar um novo fôlego. Para que isso ocorra o primeiro passo será cercar de solidariedade a ocupação.