Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Veja como será o ato do dia 19 de junho em Santos e Região

Leandro Olimpio, de São Vicente, SP

O 19J em Santos – com concentração às 16h, na Estação da Cidadania – promete ser tão grande ou maior que o 29M. O último protesto contra o desgoverno Bolsonaro superou a expectativa de muitos, a militância se deparou com centenas de rostos desconhecidos e uma dúvida que traz mais satisfação que angústia se impôs: foi maior ou menor que o tsunami da educação? Difícil cravar uma resposta, mas fácil compreender que foi gigante só pela existência dessas perguntas.

Podemos ser ainda mais otimistas quando outras cidades da região também criam forças para protestar. Há atos marcados em Peruíbe, Itanhaém, Praia Grande e Guarujá. Região Metropolitana, é tradicionalmente em Santos que os lutadores e lutadoras da Baixada Santista se encontram.

A gente brinca, mas é sério: se tem ato marcado até em Itanhaém e Peruíbe, vai ser grande!

A existência de outros atos em cidades vizinhas, ao contrário de expressar qualquer tipo de fragmentação, sinaliza que somos muitos e muitas dispostos a derrubar Bolsonaro para garantir vacina no braço, comida no prato e emprego. A conta é simples: se há atos confirmados não apenas em Santos, mas em diversas cidades, vai ser grande. E no caso de Praia Grande e São Vicente, por exemplo, mais uma vez testemunharemos centenas de militantes cruzando as fronteiras imaginárias entre suas cidades e Santos para se juntar à concentração na Avenida Ana Costa.

Se podemos falar de uma preocupação é a previsão de chuva. Mas isso também não é grande problema. O nível de organização do protesto está avançado, com reuniões online, e ainda há dinheiro em “caixa”, fruto do esforço coletivo, para comprar capas de chuva caso São Pedro resolva mesmo pelegar.

Além disso, a necessária prevenção contra a Covid-19 não está apenas no correto discurso nas convocações, mas no esforço concreto de quem está na linha de frente do movimento. Passando o chapéu entre os partidos de esquerda, sindicatos e coletivos, a comissão organizadora conseguiu arrecadar recursos para adquirir centenas de máscaras, copos de água, frascos individuais de álcool em gel e outros materiais necessários para garantir o máximo de segurança possível aos manifestantes. E em tempos de bolsonarismo e extrema-direita, também se organizou desde o 29M um comitê de segurança para garantir o máximo de proteção àqueles e aquelas que irão protestar. 

O 19J da Baixada Santista tem tudo para ser um grande exemplo não só de disposição, mas de organização e unidade da esquerda para interromper o genocídio do povo brasileiro. Trata-se de um exemplo concreto e bem-sucedido da correta estratégia de não esperar 2022 para derrotar Bolsonaro. A necessária frente de esquerda que precisamos, nas ruas e nas eleições, tem tudo para se fortalecer no próximo sábado. Às ruas, Baixada Santista!

Confira abaixo os locais e horários do 19J na Baixada Santista