Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Movimentos sociais convocam manifestação pela prisão de Bolsonaro para o dia 24 de março

Da redação
Stefano Figalo/Brasil de Fato

Reunidas nesta terça (20), as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular decidiram convocar um dia nacional de mobilização pela prisão de Bolsonaro para o próximo dia 24 de março. Estiveram presentes na reunião diferentes organizações como UNE, CUT, MTST, MST, MNU, CMP e MMM, além de partidos como PT, PSOL e PCdoB.

A decisão foi tomada após as últimas revelações sobre o plano golpista de Bolsonaro, que também envolveram ex-membros da cúpula do seu governo, incluindo Generais e ex-Comandantes das Forças Armadas. As possíveis condenações do ex-presidente e de oficiais de alta patente, além de inédita, podem também impactar decisivamente a conjuntura.

O entendimento das organizações presentes na reunião foi a necessidade de ocupar as ruas para pressionar pela devida punição aos golpistas. Embora as ações do Supremo Tribunal Federal e da Polícia Federal sejam fundamentais para a defesa da democracia, existe uma compreensão de que a esquerda não pode apenas observar a ação das instituições, ainda mais diante da reação de Bolsonaro, que convocou uma manifestação em sua defesa no próximo dia 25 de fevereiro, na Avenida Paulista, em São Paulo.

>> Leia também: O Brasil exige: prisão para Bolsonaro e os generais golpistas!

>> Leia também: Sem anistia, prisão para Bolsonaro; hora de ir às ruas

Os movimentos sociais referendaram o calendário que havia sido aprovado no Seminário das Frentes, realizado no começo de fevereiro deste ano, com a intensificação do chamado para o Dia Internacional de Luta das Mulheres (08 de março), das ações por Justiça para Marielle e acabaram por definir o dia 24 de março como data nacional, cujo objetivo é também destacar os 60 anos do golpe militar.

Também haverá a divulgação de um manifesto em defesa da democracia, de caráter amplo, buscando incluir signatários para além da esquerda, nos moldes da “Carta aos brasileiros e às brasileiras, em defesa do Estado Democrático de Direito”, lida na Faculdade de Direito da USP, em 2022.

A reunião também discutiu a recente declaração de Lula na 37ª Cúpula Africana de Nações, de caráter histórico, em que denunciou o genocídio contra o povo Palestino praticado por Israel. Foi reafirmado o compromisso das frentes com a defesa do presidente ante os ataques sofridos por parte dos bolsonaristas e do lobby sionista.

Confira a Síntese divulgada pelos organizadores da reunião:

Reunião Operativa Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo

20/02/24 – Via Zoom

Síntese

Nota pública das Frentes: construir um março de lutas, em defesa da democracia e a prisão de Bolsonaro

Calendário:

• Plenária de avaliação conjuntural e mobilização do Marco de lutas: terça-feira, 27/02, as 18h

(Frentes, partidos, centrais e movimentos populares)

• 8 de março: Intensificar mobilizações por todo Brasil. Dia de luta das mulheres.

• Lançamento do Manifesto: Construir na plenaria do dia 27  a data de lançamento do manifesto e atos “fechados”.

• 14 de março: ações de 6 anos do assassinato  de Marielle Franco, exigindo #JusticaPorMarielleFranco

• Dia nacional de mobilização: dia 24 de março. 60 anos do golpe de 1964.

Defesa da democracia. Prisão para o Bolsonaro, golpista

 

Nas redes: Confira o calendário:

• 22/2 quinta-feira a partir das 11h: depoimento de Bolsonaro na Polícia Federal: vamos utilizar materiais que lembrem os crimes contra a democracia que Bolsonaro cometeu junto com a hashtag #SemAnistia.

• 23/2 sexta-feira a partir das 16h: trabalharemos o #SextouComDemocracia, #FazoL,  #GolpistasNaPaulista e  #SemAnistia todo o dia, reforçando a mensagem com tuitaço das 17h às 19h.

• 24/2 sábado a partir das 9h: distribuir conteúdos denunciando os crimes contra a democracia, desestimulando a manifestação de domingo, com as hashtags #GolpistasNaPaulista #SemAnistia.

• 25/2 domingo todo o dia: trabalhar as tags #GolpistasNaPaulista #SemAnistia com tuitaço das 10h até 18h; O ato está convocado para 15h.

Vamos a Luta e Viva a Democracia!