Em outubro de 2019, o Chile experimentou um surto social sem precedentes que levou milhões às ruas. O movimento social que nasceu nessas manifestações não tinha um único programa, porta-vozes ou organização nacional. Porém, em todo o país, alguns coisas elementos se repetiram. Primeiro, não havia bandeiras partidárias. Não poderia ser de outra forma, já que o movimento refletia uma forte rejeição à institucionalidade política dos últimos 30 anos, expressa sobretudo no sentimento antipartidário. Em segundo lugar, abundaram os ícones que faziam referências às marés feministas, entre eles o lenço verde, símbolo da luta pela descriminalização do aborto.
Por fim, duas bandeiras tiveram protagonismo nos protestos: a bandeira chilena em preto e branco e a bandeira mapuche. Não surpreendentemente, vários declararam que o surto social combinou as demandas históricas do povo Mapuche com a diversidade de doenças que afligiam a sociedade chilena como um todo. As demandas vinculadas a melhorias no sistema previdenciário, na educação e na saúde, ou nas lutas feministas ou regionais, encontraram na bandeira Mapuche um poderoso símbolo da incapacidade da política de responder ao novo Chile que estava surgindo.
Em novembro de 2019, em uma tentativa de canalizar institucionalmente o descontentamento, um acordo transversal na política chilena concordou em iniciar um processo constituinte. Também foi decidido que este era o encarregado de uma convenção constitucional. Um órgão que, ao contrário do Congresso, tinha regras de paridade de gênero, facilitava a incorporação de candidatos independentes e, aliás, tinha cotas reservadas para povos indígenas. No último domingo, 4 de julho, marcado pela pandemia que tornou necessário manter protocolos de distância social e uso de máscaras, foi formada a Convenção. Em seu primeiro ato oficial, o conclave elegeu sua presidência. A eleita para o cargo foi a acadêmica mapuche Elisa Loncon, que contou com grande número de votos de diferentes forças políticas. Loncon foi justamente um dos que participou da criação da bandeira Mapuche no início dos anos 1990.
“O Wenüfoye representou uma etapa no processo de descolonização ideológica. Acompanhado por eles viria a reconstrução política da nação Mapuche, que posicionou suas autoridades tradicionais como os condutores do processo de Libertação Nacional.”
Como explica o historiador Fernando Pairrican, a bandeira Wenüfoye nasceu em um esforço coletivo, em outubro de 1992, e desde o seu surgimento foi reprimida. O movimento Mapuche gerou este emblema como um símbolo de suas reivindicações por direitos fundamentais e autodeterminação. Os governos da Concertación da época encararam as tentativas de recuperação de terras, as marchas civis e o Wenüfoye como uma ameaça terrorista, aplicando leis excepcionais como a Lei de Segurança Interna do Estado. Como Pairrican explica: “O Wenüfoye representou uma etapa no processo de descolonização ideológica. Acompanhado por eles viria a reconstrução política da nação Mapuche, que posicionou suas autoridades tradicionais como os condutores do processo de Libertação Nacional.”
De acordo com o censo de 2017, os povos indígenas representam um segmento importante da população chilena, com 12,8% de autoidentificação neste grupo (aproximadamente 2.185.792 pessoas). O que torna particularmente complexa a relação do Estado chileno com o povo mapuche, que tem mais de 1.700.000 habitantes, é que, ao contrário do que aconteceu com outros povos, seu domínio não foi na era colonial, mas sim que sua conquista foi obra dos independentes. Estado chileno. Este anexou seus territórios no Wallmapu em meados do século XIX. Da mesma forma, ao longo da história do Chile, pertencer a um povo originário e, em particular, o Mapuche, foi associado a uma série de marginalizações e exclusões.
Assim, enquanto na população não indígena a pobreza multidimensional chega a 20,9%, na população indígena chega a 30,8%, segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Além disso, as classes altas chilenas foram marcadas por sua ancestralidade predominantemente branca, enquanto indivíduos de ascendência indígena se viram sistematicamente marginalizados das profissões mais prestigiosas e mais bem pagas. Isso se reflete no fato de que os sobrenomes mais frequentes entre médicos, advogados e engenheiros são de ascendência castelhana, basca, inglesa, francesa, italiana e alemã, e os indígenas são raros ou marginais.
A história desse fenômeno de exclusão é longa e complexa. Como explica Pablo Marimán em seu artigo “Os Mapuche antes da conquista militar chileno-argentina” (2019), pelo menos parte dessa diferença socioeconômica se explica por uma política deliberada de usurpação do território Mapuche que tem suas origens no chamado “Comissão de Assentamento Indígena” de 1883. Com isso, os 10 milhões de hectares de território Mapuche reconhecidos pela Espanha foram reduzidos a apenas 536.000 hectares para 150.000 pessoas, o que deixou a grande maioria sem terra.
os 10 milhões de hectares de território Mapuche reconhecidos pela Espanha foram reduzidos a apenas 536.000 hectares para 150.000 pessoas, o que deixou a grande maioria sem terra.
As terras Mapuche são de fundamental importância para o sustento econômico deste povo, já que a agricultura tem sido tradicionalmente o eixo central de sua atividade produtiva. A essa história de usurpação se somou o desenvolvimento, nos últimos 30 anos, de uma indústria extrativa que empobreceu ainda mais a vida das comunidades. É o caso das empresas florestais e de salmão que ocupam os seus territórios e recursos marítimos. Dois marcos significativos nesse processo foram a instalação da barragem Ralco em 1993, que inundou terras ancestrais Mapuche, e a queima de três caminhões florestais Arauco em 1997. A história de abusos por parte do Estado e das empresas desde então é marcada por eventos semelhantes. A reclamação contra as políticas dos últimos 30 anos, marca da eclosão de 2019, pôde ser vista claramente no movimento Mapuche.
Essa marginalização econômica e cultural dos povos nativos é reproduzida com notória profundidade na esfera política. Com o fim da ditadura de Augusto Pinochet em 1990, a democracia chilena não reverteu substancialmente a desigualdade política. A presença indígena no Congresso tem sido mínima e praticamente inexistente na primeira linha do Poder Executivo.
Nesse sentido, a chegada de Loncon à presidência da Convenção Constitucional é um acontecimento inédito na história nacional. Com ela sobe uma voz que nunca tinha conseguido ter o pódio para si. Mas, ainda mais, chega uma voz que pode refletir milhões no país, além das demandas Mapuche. O apoio transversal que despertou é notório. Para além do discurso, sua presença incorpora a demanda por presença dessa voz. Assim, o que as pesquisas mostram que a Loncon atende ao perfil exigido pelos cidadãos. 91% afirmam que buscavam uma presidência sem militância política, 67% não de Santiago, 56% especialista / acadêmica (Loncon tem dois doutorados) e 47% que é mulher. Nesse sentido, o referente mapuche já se tornou uma figura política que pode falar com uma legitimidade que falta a grande parte da liderança chilena.
Com o fim da ditadura de Augusto Pinochet em 1990, a democracia chilena não reverteu substancialmente a desigualdade política. A presença indígena no Congresso tem sido mínima e praticamente inexistente na primeira linha do Poder Executivo.
Por outro lado, o grande apoio que tem gerado é acompanhado de grandes expectativas e não será menos desafiante cumpri-las. Um elemento que permite algum otimismo quanto à árdua tarefa que terá em liderar uma Convenção Constitucional extremamente plural é o fato de ter demonstrado notória consciência do papel que teve que desempenhar. Assim o demonstrou no seu discurso inaugural, no momento da eleição: “Hoje se funda um novo Chile plural, multilingue, com todas as culturas, com todos os povos, com as mulheres e com os territórios, que é o nosso sonho escrever uma Nova Constituição”. Além disso, em um gesto que sem dúvida lembra a eclosão de 2019, ele dedicou seu triunfo a todo o povo do Chile, a todos os setores, regiões, povos e nações de origem, à diversidade sexual e às mulheres que marcharam contra qualquer sistema de dominação . Seja qual for o resultado da convenção, o novo Chile, finalmente, tem uma cara. E ela é uma mulher. E ele também é mapuche.
* Publicado originalmente em Nuso.org
**Esse artigo representa as posições do autor e não necessariamente a opinião do Portal Esquerda Online. Somos uma publicação aberta ao debate e polêmicas da esquerda socialista.
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