Pular para o conteúdo
MUNDO

As empresas florestais estão queimando o Chile: chega desse modelo florestal ecocida!

Um ano depois das tempestades que devastaram grandes áreas entre as regiões de Maule e Araucanía, estamos mais uma vez vivendo o drama de ver milhares de famílias perderem tudo, pessoas morrerem nas chamas e ecossistemas inteiros serem destruídos pelo fogo. Em primeiro lugar, queremos enviar um grande abraço às vítimas desta catástrofe na região de Valparaíso que está de luto pelo país. 

Cada vez mais frequentes, tempestades extremas ou incêndios florestais arrasaram mais de um milhão de hectares do território rural e urbano chileno. As evidências disponíveis e a experiência das comunidades afetadas indicam que esses incêndios florestais não são acidentais, mas o produto do modelo florestal vigente no Chile desde o desastroso Decreto 701, também facilitado pelo aumento da área de monoculturas de árvores, pelas mudanças climáticas, pela negligência e cumplicidade do Estado e pela conduta criminosa de indivíduos e interesses empresariais. 

Há um ano, uma onda de solidariedade social foi mobilizada em apoio às vítimas do incêndio e, ao longo do ano, articulações como a Rede de Superação do Modelo Florestal promoveram iniciativas para analisar as causas e impactos dos incêndios e desenvolver propostas para superar o extrativismo, como o decreto de restauração florestal ecológica. 

Hoje, juntamente com milhares de pessoas e organizações, da serra ao mar, voltamos a colocar-nos à disposição para mostrar solidariedade com os territórios e comunidades afetados pela catástrofe. E, no entanto, a solidariedade não é suficiente. Ao percorrermos os territórios onde prevalece o estatuto florestal dos grandes grupos económicos, observamos como as novas plantas de pinheiros e eucaliptos (espécies que se incendeiam com facilidade) têm sido plantadas nos mesmos locais de antes, sem alterações substantivas na forma de monocultura, sem qualquer respeito por quem já sofreu com o fogo. 

Enquanto as grandes empresas florestais lavam sua imagem de indústria perigosa com certificados verdes, publicidade, presentes a comunidades carentes e lobby político, a zona centro-sul do Chile, um hotspot global de biodiversidade, é incendiada. É o fracasso do Estado. O atual modelo florestal é uma indústria perigosa que durante décadas se beneficiou de subsídios estatais, praticamente sem regulamentação ambiental ou ordenamento do território. Essa prática ecocida e homicida deve ser interrompida antes que os danos socioambientais sejam irreversíveis. Só graças à denúncia social e à visibilidade da catástrofe provocada pelos incêndios é que a classe política tem dado um pouco mais de atenção à prevenção e ao combate deste flagelo. 

Após anos de espera, está sendo discutida uma lei que contemplaria uma regulamentação mínima para a interface urbano-rural. Congratulamo-nos com este passo, mas chega demasiado tarde e é insuficiente para evitar a repetição de catástrofes e reparar os danos causados. Não se pode cobrir o sol com uma peneira. Há duas semanas, o Tribunal Local dos Direitos da Natureza, com sede na Região do Biobío, reconheceu que o Estado e as grandes empresas florestais eram corresponsáveis pelos recentes incêndios florestais, e que estes constituíam um verdadeiro ecocídio que afectava os alicerces da existência das comunidades humanas e dos ecossistemas. 

Não basta gastar milhões de dólares em aeronaves, máquinas e pessoal de combate a incêndios se não forem tomadas medidas para acabar com o extrativismo florestal e o abuso corporativo. Agora querem que normalizemos o risco e arquemos com os custos da prevenção e mitigação. O povo tem os mortos, mas quem se beneficia dos incêndios, quem recolhe o seguro e aproveita a mudança no uso do solo? Convidamos a sociedade civil e as organizações sociais a pressionarem mais fortemente pela solidariedade imediata e pela resolução das causas profundas desses desastres. 

Apelamos a que procurem proativamente a justiça ambiental, que eduquem a sociedade sobre as causas e consequências dos incêndios e que exerçam o seu poder soberano em governar o território e no desenvolvimento de políticas públicas e regulamentações que vão além do modelo florestal extrativista. Em muitas áreas, grupos de vizinhos já estão se organizando para alcançar justiça ambiental e reparar os danos causados. 

Grupos e famílias ambientalistas estão promovendo mais fortemente a recuperação com espécies nativas e técnicas tradicionais e ecológicas. As comunidades mapuches lutam para recuperar seu território e habitá-lo com base em sua cultura ancestral. Os camponeses promovem culturas agroecológicas e o comércio justo. Moradores de áreas urbanas cercadas por florestas estão se conscientizando do risco em que vivem. 

De nossa parte, exigimos de forma imediata: 

1) que as grandes empresas florestais contribuam com os seus lucros para cobrir os danos dos incêndios florestais em que estão envolvidas; 

2) impor uma moratória suspendendo todas as novas plantações de monoculturas de árvores; 

3) decreto sobre restauração florestal ecológica com incentivos para a restauração e reabilitação de ecossistemas nativos; 

4) fazer cumprir as restrições existentes e atualizar os planos regulatórios, incluindo áreas de recuperação ambiental urbana e rural livres de monocultura; 

5) Submeter a silvicultura a estudos de impacto ambiental, evitar a pilhagem das águas subterrâneas e condicionar a sua existência à opinião das comunidades envolventes; 

6) eliminar por completo o DL 701 e fazer com que as grandes empresas florestais devolvam os subsídios públicos que lhes foram dados durante décadas; 

7) Participação social vinculante no desenvolvimento de políticas de regeneração ambiental e ordenamento do território. 

Solidariedade, respeito e amor aos que sofrem hoje. 

Justiça para as comunidades e para a Terra. 

Red por la Superación del Modelo Forestal

Chile Sin Ecocidio

ONG We Kimün Consejo Territorial Reserva de la Biosfera La Campana-Peñuelas

Entramas por el Bio-Bio Fundación Tantí

Coordinadora Ambiental La Farfana

Ampliación Newen Mapu Malla Malla

 Club Medioambiental Carmen Esperanza

 Comité Nacional Pro Defensa de la Fauna y Flora Fundación Pongo

 Colectivo Viento Sur

 Corporación Más Árboles Menos Basura

Original em https://www.colectivovientosur.org/post/las-forestales-est%C3%A1n-quemando-a-chile-basta-ya-de-este-modelo-forestal-ecocida

Marcado como:
chile / Incêndio