Da Redação
Depois de várias horas de apreensão, três dos seis ativistas presos nos protestos desta manhã, na Zona Leste de São Paulo, foram soltos há alguns minutos. A mobilização foi organizada pela Frente Itaquera Sem Medo. As acusações são absurdas: associação criminosa, porte de explosivo e incêndio. Não há nenhuma prova, não foi encontrado nenhum rojão, toda a acusação é baseada no depoimento dos próprios policiais. Três ativistas ainda permanecem presos.
O protesto, ocorrido nesta manhã, foi totalmente legítimo e não usou nenhuma forma de violência. Ao contrário, representava a resistência a uma enorme violência institucional feita pelo Governo Temer e pelo Congresso Nacional, com a aprovação da Reforma Trabalhista, da lei das terceirizações (PL 4302) e a absurda proposta de Reforma da Previdência (EC 287).
A repressão e as prisões são totalmente ilegais e ilegítimas, seu objetivo é desmobilizar, intimidar e constranger toda a classe trabalhadora. Movimentos Sociais não são quadrilhas. A grave acusação de um ativista pelo crime de “organização criminosa” já representa uma criminalização do direito de protestar e questionar, o que deveria ser óbvio numa democracia.
Veja ao vídeo feito minutos atrás:
O que você pode fazer para ajudar?
O primeiro passo é dar total publicidade a esta atitude absurda de criminalização dos movimentos sociais, dirigida especialmente contra o MTST. Compartilhe esta e outras matérias. Denuncie.
Se você estiver em São Paulo, vá até a 65ª Delegacia de Política (DP). O apoio no local é sempre um importante elemento de pressão política e de solidariedade. A 65º DP fica na Av. Padre Estanislau de Campos, 750 – Artur Alvim. Veja o Mapa.
No vídeo, Carolina Freitas e Felipe, advogados e ativistas, explicam o ocorrido:
Comentários