Pular para o conteúdo
Colunas

Nunca mais!

Memória e História, para não repetir

Reprodução/Redes sociais

Chico Alencar

Chico Alencar é professor de História graduado pela UFF, mestre em Educação pela FGV e doutorando na UFRJ. Tem 30 anos de experiência na política institucional, já tendo sido Deputado Federal por quatro legislaturas. Ganhou nove vezes o prêmio de “Melhor Deputado” do site Congresso em Foco e foi escolhido por jornalistas o parlamentar mais atuante do Brasil. Chico Alencar foi eleito em 2022 com 115.023 votos pelo PSOL-RJ para mais um mandato de Deputado Federal.

Páginas da nossa História, por mais tenebrosas que sejam, devem ser lidas e relidas, não apagadas ou arrancadas.

Em “nuestra America”, nas décadas de 60 e 70 do século passado, golpes militares implantaram ditaduras sanguinárias.

Com a democratização (mesmo precária), vários governos instalaram comissões para apurar sequestros, torturas e mortes de opositores.

E ergueram museus que relembram, com fatos, fotos, vídeos, depoimentos e objetos, esses períodos de terror oficial.

É assim na Argentina. Lá, em Buenos Aires, foi criado o Museu Sítio da Memória. Instalado na antiga Esma, o mais violento centro de tortura da ditadura militar argentina, hoje é um espaço de preservação da lembrança dos anos de chumbo e promoção da defesa dos direitos humanos.

>> Leia também: 60 anos depois: a classe trabalhadora e o Golpe de 1964

No Chile existe algo semelhante. Desde 2010, na capital Santiago, funciona o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, cuja missão é dar visibilidade às violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado chileno entre os anos de 1973 e 1990, durante a ditadura de Pinochet.

No Brasil, aos 60 anos do golpe militar-civil-empresarial de 1964, o presidente Lula – ele próprio vítima da ditadura – decidiu não dar aval a qualquer atividade relativa à data.

Até hoje, nosso Museu dos Direitos Humanos não saiu do papel. A Comissão de Mortos e Desaparecidos, fechada por Bolsonaro, ainda não foi reaberta. Isso tudo deixa muitos de nós e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, decepcionados.

Mas a sociedade é sempre maior que o Estado. Se este se acovarda e recua, prisioneiro de segmentos autoritários, nós precisamos, mais ainda, nos mobilizar.

Assim o faremos.