Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Teresina: Prefeito lança Tropa de Choque contra professores em greve e movimento por moradia

Gisvaldo Oliveira*, de Teresina, PI
Sindserm

Na manhã desta terça-feira, 15 de março de 2022, professores da rede municipal de Teresina e moradores de comunidades que protestavam contra ações de despejos, foram agredidos pela Tropa de Choque da Polícia Militar com bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, a mando do prefeito José Pessoa (MDB). As cenas de violência, típicas da ditadura militar, causaram profunda indignação em nível local e nacional.

Cerca de 3 mil profissionais da educação estão em greve há 37 dias, denunciando o descaso e a truculência do prefeito, que tem se recusado a pagar o percentual de reajuste do piso do magistério, correspondente a 33,23%, de acordo com a Lei Federal 11738/2008.

Em carta aberta à população, o sindicato da categoria denunciou que o prefeito gastou R$ 6,5 milhões, sem licitação, para comprar um livro sobre Teresina fabricado em Manaus. Após a denúncia, a justiça mandou bloquear e determinou que o prefeito devolva o dinheiro, mas até o momento não houve devolução.

O movimento de luta por moradia cobra do prefeito que interceda junto ao poder judiciário para evitar despejos em várias áreas de ocupação da capital teresinense. Já foram feitos vários pedidos de audiência, mas o prefeito até o momento não deu nenhuma resposta. A reivindicação do movimento tem amparo na Constituição Federal e na determinação do STF, que se transformou em lei, de que não deve haver despejo durante o período da pandemia.

TODO APOIO À GREVE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE TERESINA E ÀS COMUNIDADES EM LUTA POR MORADIA
ABAIXO A DITADURA DO PREFEITO PESSOA

* Militante da Resistência/PSOL PI.