Pular para o conteúdo
BRASIL

A maioria dos brasileiros rejeita Bolsonaro e Lula é o nome mais forte para enfrentá-lo

Bolsonaro atinge 62% de rejeição segundo Instituto Atlas, e perde no segundo turno para Lula, Dória, Mandetta e Ciro.

da redação
Montagem: Pedro Ravasio/EOL

English version: A majority of Brazilians reject Bolsonaro, and Lula is the best-placed name to challenge him

Uma nova pesquisa Atlas, divulgada pelo El País nesta sexta-feira, 30, revela que 62% dos brasileiros rejeitam Jair Bolsonaro. Segundo a pesquisa, realizada desde segunda, 26, e finalizada nesta quinta, 29, se as eleições fossem hoje, o presidente perderia para seus principais adversários no segundo turno, incluindo o governador João Doria (PSDB-SP), empatado tecnicamente com Bolsonaro, mas com viés de vantagem. Doria venceria com um resultado de 40,6% a 38,1% do presidente.

O ex-presidente Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro em comparação à pesquisa anterior e venceria por 49,2% contra 38,1%, num eventual segundo turno, num cenário com 12,8% de votos nulos ou brancos. Em maio, a vantagem do petista era de apenas 4,7% em relação ao Presidente.

Bolsonaro perde em todos os cenários

Além de Lula e Dória, Ciro Gomes (43,1% a 37,7%), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (42,9% a 37,5%), e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (41,9% a 38,4%) também venceriam Bolsonaro em caso de segundo turno, segundo a nova pesquisa Atlas.

Bolsonaro bate recorde de rejeição

62% dos eleitores rejeitam Bolsonaro, contra 36% de aprovação. Trata-se de uma alta de cinco pontos porcentuais em relação a maio, quando a CPI da Pandemia começou.

Todas as pesquisas identificam um mesmo cenário

Outra pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28), realizada pela Futura Inteligência em parceria com a Modalmais, mostra que Lula teria 51,3% dos votos no segundo turno para as eleições à presidência, enquanto o atual presidente teria 32,9%.

Já se o segundo turno fosse entre Lula e Ciro Gomes (PDT), o petista teria 45,5% de preferência, contra 25,4% do ex-governador do Ceará. A pesquisa simulou ainda um terceiro cenário, entre Ciro e Bolsonaro, com vantagem para o primeiro, de 46,6% a 33,1%.

Já em pesquisa CNT/TDMA divulgada no início deste mês, em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente teria 52,6%, ante 33,3% do atual ocupante do Palácio do Planalto. Neste cenário, 11,5% votariam branco ou nulo.

Mesmo segundo o Instituto Paraná Pesquisas, o petista passou de 40,2% das intenções de voto em junho para 43,3% em julho. Já Bolsonaro caiu de 40% para 38,2%. Nenhum/branco/nulo são 15% (15,3% em junho).