Pular para o conteúdo
BRASIL

Nota da Executiva Estadual do PSOL-RJ sobre a saída de Marcelo Freixo

O PSOL RJ comunica que recebeu hoje o pedido de desfiliação do deputado federal Marcelo Freixo. Freixo é um parlamentar combativo e sua atuação no Congresso Nacional tem sido importantíssima para a defesa das conquistas democráticas e para os direitos do povo brasileiro. Ao longo de 15 anos de construção conjunta, tendo sido deputado estadual por três mandatos e candidato a prefeito em duas eleições, Marcelo Freixo deu voz a um projeto coletivo que consolidou o PSOL enquanto maior partido de esquerda do Rio de Janeiro e referência nacional na luta pelos direitos humanos.

Mesmo com votações individuais expressivas, mandatos são fruto de construções coletivas e pertencem aos partidos. Mas diante das permanentes ameaças recebidas por Marcelo Freixo e da necessidade da segurança proporcionada pelo cargo de Deputado Federal para seguir com sua atuação política, além do reconhecimento do papel que ele cumpre no Congresso Nacional, o PSOL decidiu não requerer à Justiça o mandato do parlamentar.

Reafirmamos que o Partido Socialismo e Liberdade cumpre um papel fundamental no grave momento que vive o país, estando ao lado dos movimentos dos explorados e oprimidos, em oposição aos que ganham com a miséria e o aprofundamento da desigualdade. Acreditamos que a superação da crise que o Rio de Janeiro e o Brasil vivem se dará a partir do diálogo permanente das esquerdas e dos movimentos sociais e, por isso, o PSOL seguirá despendendo esforços para construir a unidade necessária para derrotar a extrema direita e as forças da direita tradicional que, há décadas, espoliam o Rio e o povo fluminense. A conformação de uma Frente de Esquerda é fundamental para enfrentar os desafios impostos pela conjuntura.

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2021.

Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade – Rio de Janeiro

Marcado como:
marcelo freixo / psol