Pular para o conteúdo
BRASIL

“As ruas têm poder”: como será o ato do 29 de maio em Divinópolis (MG)

Minas terá mais de 20 atos neste sábado, 29, em cidades médias e pequenas

Frederico Lopes, de Divinópolis, MG
@daniella_aahna

Respondendo ao chamado nacional, a população de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, se organiza para manifestar nesse sábado, dia 29 de maio. Reunindo movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e pessoas indignadas com o rumo da nação e o governo genocida de Bolsonaro e Mourão, a manifestação está marcada para Rua São Paulo, com início às 9h.

Os organizadores alertam para se manter protocolos rígidos de segurança durante a manifestação: ir de máscara (se possível duas), levar álcool, manter distância mínima das pessoas, não participar se estiver com sintomas de gripe, e levar sua própria água e lanche.

Os movimentos estão organizando doação de máscaras durante o protesto. O Sindicato dos Bancários, por exemplo, irá doar álcool em gel para os presentes.

 “é necessário dizer que este governo mata mais que o vírus”

O participante e professor José Heleno, nos alerta que “embora estejamos vivendo um momento difícil, em que se faz necessário tomar os devidos cuidados para não propagar o vírus que já causou tantas mortes, é necessário dizer que este governo mata mais que o vírus”.

Alair Fonseca, trabalhadora da Biblioteca Pública e membra do Movimento Unificado de Divinópolis, afirma que a situação na região não está tranquila, com falta de vagas nos hospitais. Mas que estamos todos cansados da mentirada do Bolsonaro. “Ele quer enviar um remédio que a ciência comprovou que não é eficaz, ao invés de lutar para vacinar as pessoas com uma vacina efetiva e comprovada”.

Cochice César, servidor público, por sua vez, chama atenção para o fato de que “espaços abertos, como as ruas, são mais seguras que espaços fechados”. Ele inclusive, não irá no ato porque contraiu Covid-19 no espaço fechado do trabalho, e se encontra de isolamento e se tratando em casa.

César, inclusive afirma que toda a preparação para o ato está sendo feita de forma online. “Tivemos várias videoconferências e dividimos equipes para cuidar das condições sanitárias, além das equipes tradicionais em um evento assim. Viabilizamos as máscaras PFF2 para doar aos participantes que precisarem, álcool em gel, e a passeata vai ser feita fila indiana, mantendo distância de segurança.”

O chamado nacional tem como lema “Comida no prato e vacina no braço!” O professor José Heleno esclarece que é “preciso garantir o auxílio emergencial e a vacinação de todos e todas os/as brasileiros/as.” E continua lembrando que é preciso ir além: “faz-se necessário organizar a luta em defesa de bandeiras históricas do campo da esquerda: a taxação das grandes fortunas, à reforma agrária e popular, o fim dos monopólios midiáticos, investimentos em educação e cultura. Cabe a todas e todos nós do campo da esquerda nos organizarmos em torno dessas lutas.”

Alair Fonseca finaliza chamando atenção para colocarmos fim – nas ruas e nas urnas – a esse governo assassino, “pois o remédio do Presidente faz mais mal que bem; ele está investindo errado, ele quer que as pessoas morram, não está importando com as vidas dos brasileiros. É preciso dar um basta!”

29 de Maio de 2021 o poder das ruas se fará presente. Organize-se no seu trabalho e no seu bairro, participe com sua família e amigos, precisamos defender a vida. E para salvar vidas é preciso afastar Bolsonaro e Mourão do poder.

*Sociólogo e jardineiro