Direito de andar na rua pois a rua é o seu quintal
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
(Lenine)
O PSOL pela primeira vez terá candidaturas para as eleições municipais do Crato: a professora feminista e ativista do movimento negro Zuleide Queiroz é a pré-candidata do partido para o cargo de prefeita, tendo como vice o professor Juciel Lima, ambos com histórias de vida marcadas pelo envolvimento nas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade.
As histórias dessas (es) lutadoras (es) do nosso povo se confundem com a luta coletiva para que os trabalhadores, as mulheres, a juventude, os (as) idosos (as), o povo negro, indígena, lgbtqi tenham direito à cidade, à saúde, à educação, a moradia, transporte público de qualidade e acessível a todos (as), ao bem viver, como qualquer outra pessoa.
Qual é o projeto de sociedade dessas candidaturas do PSOL?
No Crato, somos a campanha do Fora Bolsonaro em defesa da vida, do SUS, da Cultura, da Ciência e da Educação Pública. Nossa campanha é a da defesa incondicional dos direitos trabalhistas, previdenciários, dos povos originários na luta pela terra, pela água, pela vida, retirados e constantemente atacados pelo governo do atual presidente e os seus ministros. Defendemos um modelo econômico que trabalhe para a prosperidade e o bem viver dos 99% e não para o 1% de pessoas ricas. No Brasil, as cinco pessoas mais ricas tem uma riqueza que equivale a 50% da população. Além disso, combateremos as heranças da escravidão, da Ditadura Militar e o patriarcado que tem efeitos absolutamente violentos na vida das mulheres, principalmente das mulheres negras, da juventude periférica e na população LGBTQI.
Quem as nossas candidaturas do PSOL representam?
A cidade de Crato, historicamente tem sido governada por meia dúzia de políticos tradicionais ligados às velhas oligarquias e velhas formas de fazer política que se revezam no poder e não promovem o desenvolvimento da cidade nem do seu povo. Nossas pré-campanhas para prefeita e vereadoras não tem qualquer ligação com nenhuma dessas candidaturas. Somos trabalhadores e trabalhadoras. Nossa campanha será aquela na qual as lutadoras e lutadores, os coletivos feministas, o movimento negro, a juventude, os (as) idosos (as), os povos indígenas, os movimentos artísticos e culturais da tradição popular, em todas as suas formas de expressão dessa cidade serão protagonistas. Esta é a campanha das (os) que constroem a resistência ao fascismo e se organizam para defender os direitos e o bem viver.
Qual o Crato que queremos?
Entendemos que somente a luta muda a vida. Por isso o O PSOL do Crato se apresenta nas eleições para dizer que outro Crato é possível porque outro mundo é possível. Só a luta do povo é capaz de mudar a sociedade e construir um futuro sem fascismo, sem machismo, sem racismo, sem LGBTFobia e sem exploração. Por isso chamamos todas e todos a construírem este projeto de sociedade junto conosco, não só nas eleições, mas em todos os outros momentos e espaços sociais.
Venha construir o PSOL, participe de nossa campanha por um Crato para os 99%. Assinam este manifesto:
https://docs.google.com/forms/d/1iGpEJhG0hbJizcP4SSnJKVfzqTb3b3IXIN80-9aoPdg/edit
Comentários