Pular para o conteúdo
MUNDO

Milhares participam de ato no Chile, pela paz na Venezuela

Raul Devia, de Santiago, Chile

Neste domingo, 24 de março, diversos grupos musicais, como Inti Illimani, Illapu, Sol y Lluvia e cantores como Francisco Villa e muitos outros, junto com organizações de defesa dos Direitos Humanos, de familiares de desaparecidos políticos e movimentos políticos da esquerda a centro-esquerda fizeram um grande ato em Santiago, capital do Chile. Cerca de 50 mil pessoas participaram do ato, exigindo paz na Venezuela e dizendo não ao intervencionismo ianque e de seus lacaios: os presidentes de Chile, Colômbia, Brasil, Argentina, Equador, Peru, Paraguai, reunidos neste final de semana no Chile.

O ato foi realizado no Paseo Bulnels,  em frente à sede do Governo, La Moneda, o mesmo lugar que, na mesma semana, foi tomado por milhares de chilenos em repúdio à visita de Bolsonaro.

Sem dúvida, o ato deste domingo foi um grande ato musical e cultural, e sobretudo, um grande ato político, com cerca de 50 mil chilenos se reuniram a cantar, a celebrar a paz e a contar ao mundo que nós chilenos estamos com o povo venezuelano, que somos antiimperialistas e que quem nos governa não representam os nossos povos.

Esta grande atividade nos deixa uma lição: que com unidade, organização e luta podemos sem dúvidas enfrentar a ultradireita representada pelo grupo de Lima, dirigido por Trump, que agora constituíram o Prosul, para seguir atacando a nossos direitos e explorando nossos recursos naturais. Mas estaremos aqui, em nossa América Latina, com um só punho, a defender o que nos pertence, o nosso futuro.

 

Marcado como:
chile / venezuela