Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Campanha contra ataques da GM ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

Da Redação, de São José dos Campos, SP

Desde a última semana, a General Motors vem realizando uma série de ataques contra o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que merece todo repúdio do movimento sindical e dos trabalhadores de todo país. Após a realização de uma assembleia que discutiu as mobilizações da Campanha Salarial e a luta do dia 14 de setembro – contra a implementação da reforma trabalhista e da terceirização – a montadora demitiu o diretor sindical Célio Dias, o Celião, e suspendeu por 15 dias o também diretor Alex da Silva Gomes, o Cabelo. Como se não bastasse tamanha agressão à liberdade sindical, nesta segunda-feira (4), a GM voltou a atacar o trabalhadores e sua organização de base, demitindo o cipeiro Sérgio Luiz das Dores.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à CSP-Conlutas, é uma referência histórica nacional de combatividade e classismo. A postura antissindical da GM representa, portanto, uma perseguição àqueles que lutam em defesa dos direitos dos trabalhadores.

A GM tenta se aproveitar da forte unidade da burguesia e do governo golpista de Michel Temer, para tentar impor uma derrota ao Sindicato dos Metalúrgicos e, assim, ao conjunto da classe trabalhadora.
Devemos unir forças contra esta ofensiva e exigir que a montadora reverta as punições. É preciso toda solidariedade aos dirigentes que estão sendo perseguidos.

Na última segunda-feira (4), os metalúrgicos da montadora Chery, em Jacareí, deram o exemplo e votaram em assembleia o repúdio à atitude autoritária da GM. Em seguida, os dirigentes sindicais e ativistas da fábrica também gravaram um vídeo de solidariedade aos companheiros perseguidos.


É preciso que esta atitude se repita em todo o país. Todos os militantes de esquerda devem engajar-se nesta campanha, gravando vídeos com declarações de apoio, aprovando em assembleias de base moções de solidariedade aos companheiros, ou mesmo denunciando os ataques da GM nas redes sociais.

Todo apoio aos lutadores da GM. Pela imediata reintegração dos companheiros Celião e Sérgio e pela reversão da suspensão do companheiro Cabelo!

Enviar moções para:
Presidente da GM Mercosul – Carlos Zarlenga
[email protected]
[email protected]
Diretor de Relações Trabalhistas da GMB – Sidnei Alvarez
[email protected]
Gerente de Assessoria Trabalhista e Relações Sindicais da GMB – Artur Bernardo
[email protected]
Prefeito de São José dos Campos – Felício Ramuth
[email protected]
Com cópia para: [email protected]

Foto: Reprodução TV Vanguarda