Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Após vitória contra remoção, moradores do Banhado seguem na luta por regularização do bairro

Renato do Banhado, de São José dos Campos (SP)

Na última sexta (22), após intensa luta jurídica e política, os moradores da comunidade do Banhado, em São José dos Campos, tiveram uma importante vitória contra a liminar do TJ-SP que determinava a remoção das famílias da área do Parque. Em recurso feito pela Defensoria Pública, o ministro do STF Alexandre de Moraes concedeu liminar favorável ao movimento, suspendendo a remoção.

Essa vitória logo antes do Natal deu muito ânimo à comunidade, que comemoraram muito, participaram de um grande almoço de Natal no dia 24, graças à ação de solidariedade do Armazém do Campo do MST e ontem (26) realizaram um grande ato na cidade em defesa da regularização fundiária do Banhado.

Além de moradores conduzindo a principal bandeira da manifestação, o ato contou com diversos apoiadores, entre partidos e movimentos sociais, que cumpriram um importante papel de solidariedade de classe, ajudaram a garantir vigília permanente na semana passada e disputaram a opinião pública contra as narrativas da Prefeitura e da Justiça. Até o momento, o prefeito Anderson (PSD) não se manifestou sobre sua derrota.

A manifestação que já estava marcada antes, se deu em clima de vitória e foi mantida justamente para apontar o horizonte da luta defendido pela Associação de Moradores, que é a regularização do bairro, visando garantir o direito à moradia, com a melhoria da qualidade de vida e em sintonia com a preservação ambiental. A ideia é seguir em alerta contra qualquer perspectiva de remoção e na luta política pelo projeto popular de regularização fundiária.

A luta é todo dia, lutar por moradia!
Banhado resiste, com muita ousadia!