Pular para o conteúdo
CULTURA

Carnaval de SP: apesar de Dória, os blocos estão na rua

Por Gleice Barros, ABC, SP

E começou o carnaval na capital paulista. O último fim de semana foi marcado pela presença de milhares de pessoas nas ruas da cidade de São Paulo para acompanhar os blocos de rua, que tem se tornado cada vez mais populares.

Apesar da política do governo municipal de João Dória (PSDB), a cidade entrou no clima de carnaval com mais blocos cadastrados neste ano (391), em comparação com 2016 (306). O prefeito declarou dias antes que os blocos deveriam se organizar para ter limite de 20 mil pessoas e festejos até às 20hs. Nada mais contraditório com o clima em que a cidade foi envolta neste fim de semana. Segundo declarações do próprio prefeito, somente na região de Pinheiros, na zona oeste, foram estimadas a presença de cerca 700 mil pessoas.

Os blocos de Alceu Valença e Me fode que sou produção reuniram milhares na região central dá cidade. O Bloco soviético encheu as ruas da região da Rua Augusta. Para aqueles que estavam na região do Anhangabaú ainda foi possível aproveitar o divertido Bloco Clandestino.

Nesta segunda (20), Dória afirmou que houve falhas na logística da prefeitura com relação ao trânsito provocado e a limpeza da cidade. Totalmente compreensível para quem planeja uma cidade que só existe na sua própria cabeça.

Apesar de a maioria dos blocos estarem inscritos para acontecem no último sábado (18), os paulistanos consideram o último fim de semana como o pré-carnaval. Então podemos esperar mais gente, folia e alegria no próximo fim de semana.

Blocos, como Itu Oba de Min, Sai Hetero e Tarado ni você (em homenagem a Caetano Veloso), acontecem no próximo fim semana, entre outros. A semana toda conta com programação de blocos todos os dias.

Os blocos de rua em São Paulo tem se tornado cada vez mais populares e contrastam com o carnaval que ocorre tradicionalmente no sambódromo. Apesar de ter cada vez mais intervenção de patrocinadores privados, como marca de cervejas, a cidade tem recebido mais e mais pessoas participantes de blocos com os mais diversos temas e estilos. Só escolher e aproveitar a festa.