Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Em assembleia histórica estudantes ocupam a Faculdade de Direito da UFRGS


Por André Simões, Porto Alegre, RS

No final da noite de hoje (03), estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) deliberaram em assembleia que contou com a presença de mais de 500 estudantes, pela ocupação da Faculdade de Direito. Convocada pelo Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR), a mobilização demostrou a força e disposição de luta dos estudantes contra o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, anteriormente PEC 241, que tramita no Senado.
A assembleia fez parte de um calendário de mobilização do CAAR que na terça (01) organizou uma aula pública lotando o saguão da Faculdade de Direito, para debater os impactos da PEC do Fim do Mundo sobre os direitos sociais conquistados com muita luta da classe trabalhadora e juventude brasileira.

Apesar da presença de setores da direita reacionária, como o Movimento Brasil Livre (MBL) que tentou jogar contra a ocupação, a assembleia votou por 252 x 159 pela ocupação. É importante salientar que a Faculdade de Direito da UFRGS é umas das mais antigas faculdades do Rio Grande do Sul, como também com grande presença de um pensamento conservador, manifestado em especial pelos docentes da universidade. Em 2014 os estudantes ocuparam a faculdade contra as fraudes no concurso público para professor e contra as restrições das atividades estudantis por parte da direção.

Agora o curso de Direito se soma às 30 ocupações de cursos na UFRGS e ao grande movimento nacional de ocupação de escolas e faculdades por todo o Brasil.

Foto Aline Gutierres