Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

RJ: Após cinco dias de ocupação, famílias conseguem compromisso de construção de moradias

da redação
@yasalvesf

Há cinco dias, cerca de 150 famílias estão ocupando um prédio abandonado na Rua da Alfândega, 48, no Centro do Rio de Janeiro, em busca do direito à moradia. Durante esses dias, as famílias se esforçaram para transformar um espaço abandonado em um local habitável e digno. Mutirões de limpeza, cozinha coletiva e brincadeiras e cuidados com as crianças fazem parte da rotina destas famílias neste prédio na Rua da Alfândega, que pertence à Faperj e estava abandonado, sujo, com lixo e sem energia. “Isso já deu uma outra cara ao local. Com o trabalho coletivo, temos creche, enfermaria, cozinha, despensa, tudo funcionando”, conta Paula Guedes, do Movimento de Luta nos Bairros (MLB). As famílias nomearam a ocupação de Almirante Negro Joao Candido, líder da revolta da Chibata, no Rio de Janeiro.

Segundo Paula Guedes, as pessoas que estão no prédio, incluindo muitas crianças e um bebê, não têm moradia ou vivem de favor ou em condições precárias. “Estas famílias estão reivindicando este espaço no Centro porque moradia não é só quatro paredes e um teto sobre suas cabeças. É também a possibilidade de poder acessar o trabalho, de acessar serviços e direitos.”

Foto: @yasalvesf

Nestes dias, enquanto transformam o local, convivem com as ameaças de despejo. A tensão é grande. A porta permanece com correntes, para impedir uma ação de despejo. Só os moradores têm acesso ao prédio.

Na sexta-feira, 25, a PM esteve no local e exigiu, sem apresentar nenhum documento, exigindo que as famílias deixassem o local em 40 minutos. Os moradores se recusaram e conseguiram abrir negociação com o governo do estado, para encontrar uma solução de moradia.

Ocupação consegue compromisso público do governo do RJ

Nesta terça-feira, 29, o Governo do Estado assumiu publicamente o compromisso de atender às reivindicações do movimento, entre elas a construção de 150 unidades habitacionais no centro do Rio, com recursos do Fundo Estadual de Habitação. Uma mesa permanente de negociação foi aberta para encaminhar os termos do acordo, e será composta por representantes do Estado, Prefeitura do Rio, ALERJ, Câmara Municipal, OAB e MLB.

Segundo nota divulgada pelo MLB, as famílias participarão do ato neste sábado, 03 de julho, no Rio de Janeiro, pelo Fora Bolsonaro.

Veja mais fotos no instagram do EOL