Pular para o conteúdo

Vitorioso ato #Fora Temer em Sapucaia do Sul (RS)

Por Francisco da Silva, de Sapucaia do Sul, RS

Nesta quinta feira 22/9, dia nacional de mobilização contra o Temer e a retirada de direitos, aconteceu um vitorioso ato FORA TEMER com cerca de 200 pessoas em Sapucaia do Sul. A cidade fica na região metropolitana de Porto Alegre e não está acostumada a viver manifestações como essa e por isso foi um dia histórico. Estudantes, servidores e professores do Instituto Federal puxaram o ato que contou também com a presença de bancários em greve, professores da rede pública estadual e alguns metalúrgicos.

O protesto começou no calçadão, passou pela avenida e foi em direção à câmara de vereadores, momento em que os ativistas criticaram os vereadores e cobraram deles um posicionamento contrário aos ataques de Temer e o projeto Escola sem Mordaça. Em seguida, o protesto marchou pelas ruas do centro em direção ao túnel finalizando no Instituto Federal no bairro Piratini. A população apoiou o protesto piscando a luz das casas, buzinando os carros e se somando à caminhada.

Entre as organizações políticas presentes estava o PCB, o PSOL, o PSTU, o #MAIS e também o PT. Estava presente também a Central Sindical e Popular – Conlutas. As principais palavras de ordem foram “Não tem mulher, só tem patrão. Esse governo é inimigo do povão”, “para barrar o ajuste fiscal, é FORA TEMER e greve geral”, “a nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria”, “eu beijo homem, beijo mulher, tenho o direito de beijar quem eu quiser”, “trabalhador vamo luta, por essa crise você não tem que pagar” mostrando o nítido caráter de classe e de luta contra o machismo e a LGBTfobia do protesto.

Porque o PT não foi em peso no ato?
O PT é a maior força política da cidade e da região. Mesmo assim não pudemos ver mais do que 20 pessoas do partido no protesto. Tampouco o PCdoB apareceu. Entre os honrados militantes do PT que decidiram ir estava sobretudo a juventude do PT. Mas entre alguns petistas foi nítido ver o constrangimento e até a decepção pelo partido não ter comparecido. Os petistas sabem que o PT podia mais, que o PT era maior e mais forte do que se apresentou no ato. Uma militante chegou a dizer que era um absurdo o PT não ter ido num momento muito crítico como esse e que era muito bom que o PSOL e o PSTU estavam presentes pra ver se surgindo novas lideranças o PT se manca e para de se aliar com golpistas.

O PT está coligado com o PMDB para as eleições municipais. Durante a construção do ato os militantes do PT inclusive chegaram a propor fazer a mobilização depois do dia 2 de outubro, isto é, depois das eleições em função da coligação e de como poderia pegar mal para os eleitores o PT estar lutando contra o TEMER a nível nacional mas estar junto com o PMDB na cidade.

É possível lutar contra Temer se aliando ao PMDB?
Para derrotar Temer é necessário também derrotar o PMDB e os demais partidos dos capitalistas. O problema é que ao se juntar com o PMDB para as eleições isso fortalece o PMDB porque quem votar no candidato a prefeito do PT, o Dr. Link, vai ter que votar no Arlênio do PMDB que é seu vice também. Aliás, o Link não fica com receio de sofrer impeachmeant também?

E depois, isso desmoraliza a luta do PT já que na “hora H” eles estão todos juntos. E se não fosse tudo, ficou visível a limitação do PT em lutar contra Temer e o PMDB uma vez que o partido não foi no ato. Eles sabem da contradição e preferiram preservar a sua relação com a burguesia do PMDB ao invés de fortalecer a relação com o povo que estava lutando, muitos pela primeira vez.

O PT diz que se juntar ao PMDB é a única forma de barrar o avanço da direita representada pelo corrupto e reacionário Marcelo Machado (PSB) e também o Gordo do Agendão do PP, um partido ligado à ditadura militar e enlameado até o pescoço na Lava Jato. Mas o PMDB é nosso aliado pra barrar o avanço da direita? Não, não é possível sucumbir à lógica puramente eleitoral escolhendo aliados para tomar a prefeitura mas que são nossos inimigos para mudar a cidade à serviço do povo.

As eleições poderiam ser um momento importante para fortalecer a luta contra a direta e os patrões, mas desde que fosse os trabalhadores e o povo contra a burguesia e não misturado com ela. Não tem jeito, a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores. Para barrar a direita e construir uma nova sociedade é preciso independência de classe: nenhuma aliança com partidos burgueses, nenhuma financiamento dos empresários e nenhum conchavo com os patrões.

Dia 29/9 às ruas fortalecer a luta contra TEMER!

Na próxima quinta feira é dia nacional de luta dos metalúrgicos. Será um dia muito importante para parar a produção e organizar a peãozada para protestar contra TEMER. Também vai acontecer um protesto em Esteio à partir das 18h em frente à prefeitura. Vamos todos, vamos juntos! É preciso a mais ampla unidade dos movimentos sociais para derrotar Temer e os ataques ao nosso povo.

Foto Fábio Lemes.