“O que importa é o ponto de vista de classe: quem está por baixo, quem está por cima. Veja bem: o Brasil é um país que tem 500 anos de exploração em cima. Uma história de exploração em cima de milhões de pessoas. Isto é cultura: a resistência dessas pessoas”
Zé Celso
O PSOL Suzano vem a público declarar apoio ao grupo Teatral Contadores de Mentira. No dia 01 de julho de 2023, a prefeitura de Suzano representada pelo prefeito em exercício determinou uma renovação de 6 meses para o uso do terreno público para o histórico grupo de Teatro Contadores de Mentira.
Os Contadores têm uma relevância cultural de 28 anos em nossa cidade com mais de 340 atividades culturais gratuitas a população, além de ser um ponto de Cultura estadual, certificado pelo Ministério da Cultura. A história dos contadores é a do povo que luta e acredita em um mundo melhor e mais digno, onde a arte desperta sonhos e desbrava a imaginação.
A construção do espaço dos contadores foi feita pelas próprias mãos desses trabalhadores da arte. Não recorreram ao poder público para isso. Precisam apenas do terreno e oferecem como contrapartida arte às pessoas que não têm acesso, uma vez que o pouco do que se produz pela Secretaria de Cultura de Suzano é centralizado.
O PSOL e seus parlamentares acompanharam toda a negociação entre prefeitura de Suzano e os Contadores de Mentira. Em momento algum a prefeitura se mostrou capaz de dialogar ou ofereceu condições de diálogo com os Contadores. Por opção da dessa companhia teatral, nada foi colocado a público, até o momento em que o prefeito em exercício lançou o decreto de 6 meses.
No dia 29 de janeiro de 2023, a prefeitura determinou pelo ofício 269\GP\2023, assinado pelo prefeito, a retirada dos Contadores de Mentira até o dia 01\08\2023. Nos causa estranheza, que após o grupo teatral denunciar essa arbitrariedade, o prefeito de Suzano desmentir um texto que ele mesmo assinou.
É importante as trabalhadoras e os trabalhadores da cultura denunciarem a posição do governo e encherem o grupo Contadores de Mentira de Solidariedade. Devemos cobrar da imprensa que publique minimamente as versões de ambos os lados. Não podemos tolerar que em pleno 2023 a imprensa de Suzano se omita sobre esses graves fatos ou ignore essa arbitrariedade do governo de Suzano.
O PSOL repudia a intransigência deste governo bolsonarista de Rodrigo Ashiuchi (PL) e de seus asseclas. Exigimos que o prefeito e a Secretaria de Cultura respeitem os grupos independentes que optaram em não participarem deste governo.
O PSOL Suzano reafirma o compromisso em defesa da arte, da Cultura e da Democracia e repudia toda atitude autoritária, de censura, e perseguição política contra artistas e fazedores de cultura do nosso tempo.
Suzano, 12 de julho de 2023
Comentários