Pular para o conteúdo
BRASIL

Nota do Setorial de Meio Ambiente do PSOL Suzano

PSOL Suzano

Na última sexta-feira (10\03) a cidade de Suzano sofreu um dos piores impactos ambientais de sua história. A forte chuva deixou centenas de trabalhadoras e trabalhadores desabrigados. A negligência do governo municipal é visível. Por isso, o PSOL Suzano se solidariza com as famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas e que perderam tudo.

Essa situação levanta um debate muito importante sobre nossas Áreas de Proteção Ambiental (APAs). Neste momento, enquanto a população suzanense tenta se recompor, há um crime ambiental acontecendo contra a APA do rio Tietê, localizada no bairro Miguel Badra. À luz do dia e diante de todos nós, vemos um aterro dessa área que funciona como uma proteção verde de toda a região do Alto Tietê. Se toda essa riqueza natural for aterrada, as consequências das chuvas irão piorar e serão mais catastróficas nos próximos anos. 

Debater este tema com toda a população suzanense é um dever dos movimentos sociais, da imprensa, dos partidos progressistas e principalmente do prefeito Rodrigo Ashiuchi. O Setorial de Meio Ambiente do PSOL Suzano entende que é preciso uma audiência pública para debater o aterro da APA do rio Tietê. Lutar contra esse aterro significa proteger todas as áreas de proteção ambiental de toda nossa região. Precisamos de planejamento público responsável com a grandeza ambiental de nosso país. A política da prefeitura de Suzano comete um CRIME AMBIENTAL gravíssimo. Estamos diante de um governo ECOCIDA.

Suzano, 12 de março de 2023.

Setorial de meio ambiente do PSOL Suzano.