Na madrugada dessa terça-feira (21), as homenagens a Bento Gonçalves e Duque de Caxias, em Porto Alegre, foram alvo de uma intervenção simbólica feita pelos coletivos Afronte! e Time RB Rap.
O Afronte!, movimento político de jovens da cidade de Porto Alegre, defende que a cidade precisa parar de homenagear figuras racistas e escravagistas.
O próprio coletivo diz, em publicação nas redes sociais que: “enquanto o racismo for parte central na tradição gaúcha e os escravagistas receberem homenagens, estaremos em luta para mudar essa realidade.”.
No ano passado, o Afronte! já havia renomeado ruas da cidade como a Av. Bento Gonçalves e a Rua General Canabarro que homenageiam dois dos militares que ordenaram e coordenaram o Massacre de Porongos contra os Lanceiros Negros
Veja o comentário do Vereador Matheus Gomes (PSOL/PoA) sobre a ação:
Em Porto Alegre, as homenagens a Bento Gonçalves e Duque de Caxias foram alvo de uma intervenção simbólica nessa madrugada.
Chega de tolerar monumentos a escravocratas, esse é o recado do coletivo Afronte! pic.twitter.com/wv3KQXru5G— Matheus Gomes (@matheuspggomes) September 21, 2021
Comentários