Pular para o conteúdo
MUNDO

Israel-Gaza-Palestina. “A academia israelense vai se manifestar contra as ações do Exército em Gaza? De jeito nenhum…”

Por Amira Hass, do portal  A l'encontre

A posição oficial da Universidade Hebraica de Jerusalém é que Israel não comete genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza. Isso pode ser deduzido do anúncio da semana passada da suspensão da professora Nadera Shalhoub-Kevorkian, uma formulação que encontrou seu caminho em uma carta do presidente da universidade, professor Asher Cohen, e seu reitor, professor Tamir Sheafer, endereçada a Sharren Haskel, do Partido da Unidade Nacional de Benny Gantz.

Vamos deixar de lado a definição de genocídio [leia aqui a Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio aprovada por unanimidade em dezembro de 1948 pela ONU]. Ex-alunos, estudantes e funcionários da Universidade Hebraica de Jerusalém estão participando ativamente da guerra. A dinastia de juristas que a universidade produziu desempenhou um papel na criação do guarda-chuva legal que protegia os militares.

A universidade tem uma posição sobre a morte por ataques aéreos e bombardeios de mais de 12.000 crianças palestinas em Gaza nos últimos cinco meses? Publicou uma posição oficial sobre a fome nesta região [1]? Tem algo a dizer sobre o horrível plano de transferir, mais uma vez, um milhão e meio de pessoas famintas, exaustas, traumatizadas e enlutadas e enfiá-las num espaço ainda mais estreito para continuar a “manobra” terrestre do exército em Rafah [2]?

Fiz uma pesquisa no Google e não encontrei nenhuma posição oficial. Os altos funcionários da Universidade Hebraica, como o resto do país, estão contentes em assistir e ler a mídia israelense, sem conhecer (ou seja, sem querer saber) as realidades? Ou duvidam dos relatos de alguém que não seja o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF)? Acham que não é papel da universidade se posicionar?

O Google em hebraico me lembrou que, de acordo com a universidade, “o horrível massacre do Hamas em 7 de outubro contra judeus, simplesmente porque eles são judeus, se enquadra na definição de genocídio”. Foi o que o professor Asher Cohen e o presidente Tamir Sheafer escreveram a Nadera Shalhoub-Kevorkian em 29 de outubro, em resposta à sua declaração de que Israel já estava cometendo genocídio.

Dado que se trata de altos funcionários desta respeitável instituição académica, e que, tanto quanto sei, nada foi publicado para qualificar a sua declaração, só se pode concluir que esta é a posição oficial da Universidade, embora já estivesse bem estabelecido que as pessoas assassinadas, feridas e raptadas não eram apenas judeus, mas também cidadãos palestinos de Israel e trabalhadores estrangeiros [entre outros, tailandeses].

A vulnerabilidade de Israel, naquele terrível dia 7 de outubro, resultou das sinergias entre seu poderio militar, da arrogância e desvalorização dos alertas das mulheres soldados [3], bem como da força e capacidades dos protestos dos palestinos ocupados. Tudo isso aconteceu em um momento em que o Estado estava focado em acelerar seu empreendimento de assentamento na Cisjordânia (incluindo Jerusalém Oriental). É por isso que combatentes armados do Hamas e civis de Gaza, enfrentando a opressão israelense e buscando vingança, conseguiram romper os muros e cercas que cercam sua prisão coletiva. Remover esse ataque do contexto da ocupação israelense é um insulto à sua inteligência, à sua compreensão da história e às habilidades analíticas sociais que uma instituição de ensino superior deve incutir em seus alunos.

E sim, para os palestinos, a ocupação começou em 1948, razão pela qual 75-80% dos moradores de Gaza são refugiados ou descendentes de refugiados. Alguns deles fugiram a poucos quilômetros de suas casas, temendo a guerra (como os moradores israelenses da Galileia e do noroeste do Neguev estão fazendo atualmente). Israel não permitiu que estes palestinos regressassem às suas casas; outros foram despejados à força.

Como ex-estudante de história desta universidade, eu deveria estar magoada com a posição da universidade, mas não estou. Não acho que as capacidades das instituições acadêmicas sejam superiores às de qualquer outra instituição (mídia, clínicas, empresas de ônibus) quando se trata de se libertar da justificativa ultranacionalista para a violência militar e burocrática institucionalizada que Israel emprega contra os palestinos, simplesmente porque eles são palestinos, as pessoas que sistematicamente privamos de seus direitos a esta terra.

Israel é um Estado soberano e uma potência militar, econômica e tecnológica. Apresentar o ataque do Hamas, em todos os seus aspectos – um ataque militar sofisticado e humilhante, e um de assassinato, mutilação e abuso de soldados e civis – como genocídio minimiza e distorce os genocídios de povos indígenas por movimentos e regimes colonialistas na América, África e Austrália, de armênios na Turquia, e o povo judeu na Europa e no norte da África.

Como filha de sobreviventes da indústria de assassinatos nazistas, a posição da universidade em 7 de outubro e sua falta de posição sobre o massacre de crianças em Gaza devem me ofender. Mas não é esse o caso, porque não espero que os representantes de uma instituição de ensino superior israelense levem em consideração minhas emoções, nem o rapper de direita The Shadow [membro do Likud desde 2016 sob o comando de Oren Hazan, que apoiou Marine Le Pen e Trump], o grupo de extrema-direita Im Tirtzu [que se referiu aos escritores Amos Oz e David Grossman como “agentes estrangeiros]; ver Le Monde, 28 de janeiro de 2016] ou Benjamin Netanyahu.

Muito pelo contrário. É precisamente como estudante do departamento de história da universidade e filha de sobreviventes dos vagões de transporte de gado para os campos de extermínio que estou ciente do poder arrepiante de organizações ultranacionalistas que desenvolvem teorias supremacistas destinadas a proteger os saques coloniais e os supostos direitos excessivos de um “povo escolhido”. Não tenho ilusões sobre a coragem das instituições académicas que dependem dos orçamentos do Estado. Também não espero que tenham consciência intelectual de seus privilégios terrenos.

Ex-alunos da Universidade Hebraica protestaram contra a suspensão de Nadera Shalhoub-Kevorkian, e não apenas por causa da violação da liberdade acadêmica. Eles ressaltaram que silenciar vozes contra o genocídio torna a universidade cúmplice do crime. Além do fato de que, como jornalista, nunca assino petições, minha falta de expectativas positivas em relação às instituições acadêmicas é a principal razão pela qual não adicionei meu nome à carta delas. (Opinião publicada no site Haaretz, 18 de março de 2024;

_______

[1] De acordo com o jornal Libération: “Ao atacar mais uma vez, na segunda-feira, 18 de março, o hospital Al-Shifa localizado no norte do enclave, Israel persiste na solução militar, apesar de uma situação de saúde e alimentação perto do colapso”. A situação é tal que o social-democrata Josep Borrell, porta-voz da diplomacia europeia, descreveu Gaza como um “cemitério ao ar livre”. (Nota da redação de Al1encontre)Ed.)
[2] De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), em 19 de março de 2024: “Intensos bombardeios israelenses e operações terrestres, bem como intensos combates entre forças israelenses e grupos armados palestinos continuam a ser relatados em grande parte da Faixa de Gaza, particularmente em Deir al-Balah e nas áreas ao redor do Hospital Al-Shifa na Cidade de Gaza. Os combates resultaram em mais vítimas civis, deslocamentos e destruição de casas e outras infraestruturas civis.
De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, entre a tarde de 18 de março e o meio-dia de 19 de março, 93 palestinos foram mortos e 142 ficaram feridos. Entre 7 de outubro de 2023 e 19 de março de 2024, ao meio-dia, pelo menos 31.819 palestinos foram mortos em Gaza e 73.934 palestinos ficaram feridos, de acordo com o Ministério da Saúde em Gaza.
“A crise de fome na Faixa de Gaza está se agravando rapidamente, particularmente no norte da Faixa de Gaza, porque as pessoas foram excluídas da ajuda para salvar vidas, os mercados entraram em colapso e os campos foram destruídos”, disse Martin Griffiths, subsecretário-geral para Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda de Emergência (ERC). De acordo com as últimas conclusões da (IPC-Integrated Food Security Phase Classification -IPC), 1,1 milhão de pessoas devem enfrentar níveis catastróficos de fome (IPC Fase 5) e risco de fome em Gaza, o maior número de pessoas já registrado nesta categoria pelo sistema IPC. […] Antes de a fome ser declarada, quando seria tarde demais, Martin Griffiths, do ERC, também insistiu na urgência de evitar a fome: “Precisamos inundar Gaza com alimentos e outras ajudas que salvam vidas. Não há tempo a perder. Reitero meu apelo às autoridades israelenses para que permitam o acesso pleno e sem entraves aos bens humanitários”.
Uma série de operações – como aos extremamente caros e totalmente inadequados lançamentos de alimentos por paraquedas e o equivalente a oito caminhões trazidos por barcaças de Chipre – têm menos função para aliviar efetivamente as necessidades urgentes do povo de Gaza do que para justificar ignorar a UNRWA. Em outras palavras, essas operações fazem parte da ofensiva do governo israelense contra a UNRWA. O governo de Netanyahu acaba de proibir Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA, de entrar em Gaza.
Sobre o significado político dos ataques de longa data de Israel à UNRWA, veja o artigo “ONGs na UNRWA desenvolvem “plano pós-guerra” de Gaza– que segue o artigo de Amira Hass – publicado neste site em 26 de fevereiro de 2024. (Nota da redação francesa)
[3] Ver artigo de Yaniv Kubovich no Haaretz em 20 de novembro de 2023.  “Havia tantos sinais… O Hamas não agiu nas sombras.” Vários meses antes do sangrento ataque de 7 de outubro, soldadas do exército israelense, que estavam atentas a bases de observação perto da Faixa de Gaza, alertaram repetidamente seus superiores sobre ações perturbadoras do lado palestino. Elas claramente não são ouvidos por causa de seu gênero, de acordo com depoimentos coletados pelo Haaretz. (Nota da Edição francesa)
Original em Israël-Gaza-Palestine. «Le monde universitaire israélien s’exprimera-t-il contre les actions de l’armée à Gaza? Pas question, alors que…»