Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Milhares de trabalhadores retomam as ruas no aniversário de 70 anos da Petrobrás

Gritando pela reestatização da Eletrobrás e pela valorização do Sistema Petrobrás, milhares protestaram no Centro do Rio

Coordenação Nacional Petroleira Resistência-PSOL

Na tarde de ontem, dia 3 de outubro e data de criação da Petrobrás, classe trabalhadora e estudantes lotaram as ruas do Centro do Rio no Ato em defesa das estatais e do serviço público brasileiro. Centenas de petroleiros, eletricitários e servidores públicos de todo o país participaram da histórica manifestação.

A data é um marco na luta em defesa da soberania nacional, desde os tempos da campanha “O petróleo é nosso”. Foi lindo ver centenas de membros das centrais sindicais e dos movimentos sociais lotando a porta da Eletrobrás, a Candelária e a entrada do EDISE. O trajeto escolhido pela organização do ato, marcou as principais reivindicações do protesto que exigiu a reestatização da Eletrobrás, a reconstrução do Sistema Petrobrás, a valorização do trabalhadores e trabalhadoras do serviço público no Brasil e o fim das privatizações.

Unidade dos movimentos garante força de manifestação

A luta pela reconstrução do Brasil, das estatais e do serviço público reuniu a categoria petroleira, educadores, estudantes, eletricitários, metalúrgicos, bancários, técnico-administrativos, entre outras categorias. A articulação que uniu todas entidades do movimento social nos 70 anos da Petrobrás foi crucial para a vitória do dia de luta. A unidade das federações petroleiras, FUP e FNP, foi protagonista neste momento tão central de Acordo Coletivo de Trabalho dos petroleiros e de reconstrução da Petrobrás. Mais que isso, o exemplo de São Paulo, que na mesma data parou a cidade em defesa das estatais estaduais, mostra que é possível lutar e vencer.

Os rumos da luta contra bolsonarismo passa hoje pela luta dos metroviários, ferroviários e trabalhadores da SABESP de São Paulo. Precisamos organizar uma articulação unitária que seja capaz de fazer o povo voltar a ocupar as ruas. Que desta data tão fundamental onde lembramos da importância da luta pela Soberania Nacional através da resistência da Petrobrás, apontemos o rumo que precisa seguir o governo Lula para garantir a derrota definitiva do Bolsonarismo.