Pular para o conteúdo
TEORIA

Stalinismo – Compilado de textos do Esquerda Online

da redação

Há quem considere a crítica ao stalinismo um tema fora de questão na nossa conjuntura. Não é. Há vários temas do passado que incidem com força no presente. Depois de mais de meia década de ofensiva burguesa brutal e de crise na esquerda, lutar pela sua reconstrução é tarefa fundamental.

O stalinismo foi uma enorme  mancha de sangue na história do socialismo. O sangue de milhares de comunistas opositores honestos e inocentes, que pagaram com o desterro e até com a vida por sua recusa ao silêncio, quando o marxismo era transformado em um dogma a serviço dos crimes de uma camarilha de dirigentes despóticos e corruptos, e não mais em uma bandeira de combate anticapitalista e pela libertação social da humanidade.

São sintomas da crise ideológica sob a qual nos encontramos que, há desde alguns anos, a bem da verdade, venha ocorrendo um revival entusiástico de Stalin e do stalinismo, sobretudo entre os mais jovens. É preciso que a esquerda socialista seja capaz de apresentar a esses jovens que, legitimamente indignados com a miséria e a desigualdade, despertam para o socialismo. Reafirmando o marxismo, essa alternativa precisa ser baseada numa proposta para o futuro e, certamente, nela não pode haver lugar para o stalinismo e tudo o que ele significou.

Nesse sentido, a equipe do Esquerda Online resgata aqui alguns textos sobre o tema, já publicados ao longo do últimos anos, que nos parecem importantes, como contribuição ao debate na esquerda.

Uma maldição ronda a esquerda marxista: a maldição do stalinismo

O (neo)stalinismo no Brasil contemporâneo: revisionismo teórico, apagamento da história e deformações metodológicas

O partido dos fuzilados

Três batalhas de Lenin contra Stalin

Os dirigentes e suas grosserias

 

Série Revolução Espanhola: como Stálin e a Frente Popular abriram portas da Espanha ao fascismo (3 artigos)

As duas mortes de Andreu Nin pelo stalinismo