Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Metroviários levam pauta de anulação do leilão do metrô de BH ao vice-presidente da república

da redação*
SindimetroMG

Nessa segunda-feira (30), o vice-presidente da República e Ministro da Indústria e Comércio Geraldo Alckmin recebeu representantes dos metroviários em Brasília para discutir, entre outras pautas, a reivindicação de que o novo governo não concretize o processo de privatização do metrô de BH.

Estiveram presentes na reunião a presidenta da Fenametro, Alda dos Santos; Vagner Freitas, vice-presidente nacional da CUT; o deputado federal Rogério Correia; a deputada estadual Beatriz Cerqueira; Jairo Nogueira, presidente da CUT Minas; Daniel Glória, secretário-geral do SINDIMETRO-MG; e Valeir Ertle, secretário nacional de Assuntos jurídicos da CUT.

Na reunião, foi entregue ampla documentação com o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado pela não assinatura do contrato de concessão à iniciativa privada, que deve ser realizado no dia 02 de março, e o pedido feito por 24 parlamentares mineiros para que o processo seja paralisado e possa ter uma avaliação técnica. “Tratamos da situação atual da concessão do Metrô de BH, onde demonstramos as irregularidades no processo licitatório e a preocupação com a situação de mais de 1.600 trabalhadores da CBTU MG”, afirma nota do SindimetroMG.

O Vice-presidente se comprometeu a iniciar o diálogo sobre a pauta com Aloísio Mercadante do BNDS, Jader Filho, Ministro das Cidades e Rui Costa, da Casa Civil.

Na reunião, também foi entregue documento da ONG Rua Viva, especialista em Mobilidade Urbana, com um robusto estudo sobre a importância do metrô e os problemas do edital de licitação para a sua concessão.

Fenametro se reúne e discute luta contra o golpismo e a privatização da CBTU em BH e da Trensurb em POA

SindimetroMG

A Federação Nacional das Metroviárias e Metroviários (FENAMETRO), reunida dois dias antes do encontro com o vice – presidente da república, criou um plano de trabalho para levantar todo processo de estadualização/privatização do metrô nos estados e firmou um calendário de lutas contra a privatização do transporte público. No dia 13 de fevereiro, será a primeira mobilização nacional em Brasília pela anulação do leilão da CBTU de BH.

“Foi importante a retirada da Petrobras, Correio e outras empresas da lista de privatizáveis pelo governo federal. No entanto , a CBTU e a TRENSURB permanecem ameaçadas. Neste sentido, a reunião deliberou por cobrar do Lula a retirada dessas empresas do plano de privatização e a reversão do leilão da CBTU-BH”, explica nota do SindimetroMG.

De acordo com a nota, “a pressão da direita liberal, presente no governo, para que ele não cumpra as promessas eleitorais, só será vencida com a mobilização e organização da classe trabalhadora. Se Lula ceder as chantagens das elites, a frustração será enorme e os fascistas vão capitalizar o descontentamento popular”.

A reunião da Federação contou com a presença de representantes da categoria metroviária do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Distrito Federal, Piauí e Pernambuco, e de lideranças políticas de Minas, como Iza Lourença (metroviária e Vereadora de BH – PSOL), Sumara Ribeiro (PT), Vanessa Portugal (PSTU), Gilson Reis (PC do B) e Leo Péricles (UP), que contribuíram com o debate de conjuntura.

*com informações do SindimetroMG