Pular para o conteúdo
BRASIL

Reestatização da Energia em Goiás: Uma Necessidade Inadiável

Raphael Rodrigues, militante do coletivo sindical Travessia, de Goiás

Desde a privatização do setor elétrico, os cidadãos de Goiás vêm sofrendo com as tarifas exorbitantes. Pagamos a segunda energia mais cara do mundo, enquanto os lucros das empresas privadas aumentam. É hora de mudar essa realidade.

A qualidade dos serviços prestados pela empresa privada de energia tem sido lastimável. Quedas constantes de energia, principalmente nas áreas rurais, causando não apenas inconvenientes, mas até mesmo a falta de água devido à paralisação das bombas d’água nas Estações de Tratamento de Água da SANEAGO, empresa estadual de saneamento. Nossa rede elétrica mal consegue suportar a demanda de energia, resultando em quedas de energia e até mesmo na queima de equipamentos, como vimos recentemente em Goiânia, a capital do estado. Este é um obstáculo para o desenvolvimento econômico que não podemos mais tolerar.

A população de Goiás sem aguentar tanto sofrimento protesta de todas as formas possíveis. Recentemente um morador colocou fogo em uma agência da Equatorial, revoltado com a falta de energia. Em outras ações, produtores rurais jogaram alimentos podres perdidos devido a quedas de energia nas portas da agência. A situação está tão absurda que no dia 31/10/2023 deputados da assembléia legislativa de Goiás convocaram a empresa para dar explicações em uma audiência publica.

Os trabalhadores da empresa privada enfrentam demissões, terceirizações, assédio moral, adoecimento e salários baixos. É inadmissível que a busca por lucro esteja sacrificando as vidas e o bem-estar de nossos concidadãos.

Não basta apenas reestatizar a empresa de energia. Precisamos reformar a regulação do setor elétrico feita pela ANEEL, que incentiva a privatização e a terceirização. Uma regulação em prol do desenvolvimento é essencial.

Não basta apenas reestatizar a empresa de energia. Precisamos reformar a regulação do setor elétrico feita pela ANEEL, que incentiva a privatização e a terceirização. Uma regulação em prol do desenvolvimento é essencial.

A reestatização deve ser acompanhada pela contratação de todos os trabalhadores que atualmente trabalham na empresa privada, nas terceirizadas e os antigos da empresa estatal. Juntos, construiremos um futuro melhor.

Mais de 884 empresas de serviços públicos já foram reestatizadas no mundo, como apontou o UOL. Está claro que a reestatização é uma tendência global, e Goiás não pode ficar para trás.

É urgente retomar o controle da Eletrobras, a fim de conter a espiral de aumento de preços e serviços precários. Nossa campanha é a voz da urgência.

Nossa campanha visa conscientizar a população sobre essa importante questão. Espalhamos 4 outdoors pela cidade e lançamos uma campanha nas redes sociais. Junte-se a nós na luta por uma energia melhor em Goiás.

É chegada a hora de tomar uma atitude. Reestatizar a companhia de energia de Goiás é um passo necessário para garantir um futuro com eletricidade acessível, serviços de qualidade e respeito aos trabalhadores. É necessário uma frente de única de lutas pela reestatização a solidariedade e apoio de todos os trabalhadores.