Fátima Fernandes, presente hoje e sempre!
Publicado em: 18 de dezembro de 2022
Neste 17 de dezembro, Fátima Fernandes faria 69 anos. A revolucionária trotskista morenista nos deixou no dia 21 de junho de 2020, foi grande liderança das lutas pela educação pública de qualidade, sendo uma das maiores direções da APEOESP. Fátima foi da Convergência Socialista, fundadora da CUT, do PT, do PSTU, da CSP-CONLUTAS e da RESISTENCIA – corrente interna do PSOL.
A velha guarda bolche e a juventude trotskista se reuniram na sede da RESISTÊNCIA/PSOL de Ribeirão Preto para relembrar as lições, a história e o convívio com a dirigente Fátima Fernandes. Foi um momento de muita emoção, mas também de reafirmação de princípios e ensinamentos que sempre fizeram parte da vida militante da Professora Fátima, que além de ser uma direção exemplar, nunca deixou de dar “atenção aos detalhes”, como preconizava Leon Trotsky em Questões do modo de vida.
Fátima encarnou durante toda sua vida militante o programa trotskista: a estratégia da revolução socialista, a classe trabalhadora como o sujeito social da revolução, a independência de classe, o Estado burguês como uma ditadura do capital sobre o trabalho, o regime da democracia proletária, a necessidade do partido revolucionário e do centralismo democrático, a necessidade da teoria revolucionária para fundamentar a ação revolucionária, o internacionalismo, a luta permanente contra todas as formas de opressão e sempre foi um exemplo impar da moral revolucionária.
A todes nós, herdeires da tradição e da práxis da Fátima Fernandes cabe a obrigação moral, categórica, de manter bem altas suas bandeiras e pôr em prática seu exemplo de vida militante.
FÁTIMA FERNANDES, PRESENTE AGORA E SEMPRE!
VIVA A RESISTÊNCIA E O PSOL!
VIVA A REVOLUÇÃO SOCIALISTA!